Qual A Funço De Uma Escala Em Um Mapa?

Qual a funço de uma escala em um mapa

Em Cartografia, os mapas formam uma representação de um determinado local do espaço. Essa representação, no entanto, não corresponde ao tamanho fiel do lugar representado, tratando-se de uma redução. O mapa do Brasil, por exemplo, só cabe em um pedaço de papel porque tivemos de “diminuir” a sua área milhares de vezes, pois senão seria impossível representar os seus diferentes fenômenos e elementos.

Contextualização

Orientações: analise, junto com os alunos, os dados da tabela e fluxograma. Informe que existem dois tipos de escalas (gráfica e a numérica) utilizadas em mapas cartográficos. Se necessário, utilize o sistema métrico decimal (slide 14) e peça que transformem 40 km em cm e 4.000.000 cm em km. Deixe que percebam que, ao final, as duas escalas presentes na tabela chegam no mesmo lugar.

Dessa forma, é preciso que se compreenda que essa redução não é feita de forma aleatória, mas deve respeitar as proporções das diferentes localidades. Essa proporção é chamada de escala.

Este plano de aula visa a desenvolver no aluno o entendimento do significado e função das escalas cartográficas nos mapas, contribuindo para uma leitura e interpretação mais aprofundada dos mapas cartográficos.

Contextualização

Contextualização

A escala é, portanto, a proporção matemática entre um dado espaço geográfico e sua representação cartográfica, designando quantas vezes foi necessário diminuir aquela área para que ela coubesse no plano onde foi produzida. Sendo assim, a escala (E) é diretamente proporcional à distância no mapa (d) com a distância da área real (D), resultando na seguinte fórmula:

Dessa forma, estabelece-se a seguinte sentença: quanto maior a área representada, maior a redução e menor é a escala, e vice-versa. Escalas grandes permitem um detalhamento maior das informações, enquanto escalas pequenas, por representarem grandes áreas, permitem um detalhamento menor.

Orientações: Projete as imagens contidas ao longo desta etapa aos grupos. Solicite aos alunos que digam quais informações estão contidas em cada imagem e quais transformações estão ocorrendo entre elas. Você também poderá projetar o Google Earth no quadro, iniciando com a escala planetária e ir aproximando até o ponto em que a escola esteja visível, seguindo o mesmo raciocínio proposto ao longo dos slides. Você ainda poderá baixar as imagens e mapas utilizadas neste plano de aula e distribuir a cada grupo de alunos.

Escolha o formato do arquivo

Deixe os alunos refletirem sobre isso. Feito isso, informe que, por se tratar de um desenho em tamanho real, 1 cm deste equivale a 1 cm da pessoa desenhada, por isso, a escala utilizada foi de 1:1 ou 1/1, ou seja, não houve redução.

Orientações: Projete as imagens contidas ao longo desta etapa aos grupos. Solicite aos alunos que digam quais informações estão contidas em cada imagem e quais transformações estão ocorrendo entre elas. Você também poderá projetar o Google Earth no quadro, iniciando com a escala planetária e ir aproximando até o ponto em que a escola esteja visível, seguindo o mesmo raciocínio proposto ao longo dos slides. Você também poderá baixar as imagens e mapas utilizadas neste plano de aula e distribuir a cada grupo de alunos.

Últimas Aulas

Últimas Aulas

Tradicionalmente, a escala cartográfica é vista como uma relação de proporção matemática entre o mapa e a área por ele representada, ou seja, ela realiza uma equivalência entre as distâncias e/ou dimensões presentes no mapa com a “área real” representada. Todavia, uma abordagem mais contemporânea da escala cartográfica considera as múltiplas possibilidades de interação e interpretação que a sua variação poderá promover, aprofundando e ampliando a análise espacial ao variar o grau de detalhamento e as dimensões da área representada, por exemplo, do local ao global.

Para não esquecer, considere o fato de que a escala, como já apontamos, é uma fração. O cálculo de uma divisão de 1 por 200 mil, com certeza, dará um número bem menor do que uma divisão de 1 por 5 mil, não é mesmo? Por isso, a primeira escala é menor.

Contextualização

Você poderá construir um outro caminho para que os alunos realizem esta atividade. Coloque a fórmula no quadro E= d/D. Dividindo o numerador pelo denominador (1/25) chegamos ao seguinte resultado: 0,04 (metros). Multiplicando 0,04 por 5 e por 6, teremos como resultado 0,2 e 0,24 metros, respectivamente. Transformando essas medidas em centímetros e teremos 20 cm e 24 cm, que serão as medidas que o mapa deverá ter, de acordo com essa escala.

A escala numérica é uma das principais aplicações da cartografia. Ela pode ser representada graficamente sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos, é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real (definição do IBGE). Assim, quando se utiliza uma régua, um escalímetro ou até uma linha conseguimos obter a distância imediata.

Já a escala gráfica é a representação visual da escala e utiliza uma linha dividida em partes iguais. Ainda seguindo o exemplo anterior, a escala gráfica seria representada em uma das seguintes formas (imagine que cada espaço possui um centímetro):

Contextualização

Como adequar à sua realidade: você poderá desenhar a sua sala de aula na lousa. Faça uma rápida medida, na frente da turma, utilizando passos largos onde, cada passo equivale a um metro. Após desenhar a sala na lousa e pôr medidas reais aproximadas, solicite aos alunos façam o mapa da sala utilizando a escala 1:25.

Contextos prévios: para tornar a aprendizagem da escala cartográfica mais rápida e objetiva, os alunos deverão estar familiarizados com o sistema métrico decimal e com as conversões, ou seja, devem saber transformar um determinada medida em km para m, em m para cm, de km para cm; etc.

Portanto, a escala desse mapa em questão é de 1 para 100 mil, o que significa que a área da estrada foi reduzida cem mil vezes na representação do mapa. Assim sendo, para ilustrarmos essa escala, existem duas formas diferentes: a escala numérica e a escala gráfica.

Onde fica a escala de um mapa?

Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real. A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real.

Qual é a escala numérica do mapa?

A escala numérica é a representação das proporções entre a paisagem real e o mapa através de números. Exemplo: 1:100.000.

Como fazer a escala de um mapa?

A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaixo. A mesma normalmente é utilizada para calcular a escala de um mapa. Por exemplo, digamos que você tenha uma distância no mundo real de 500 metros que é representada no mapa como tendo 5 cm.

O que é e para que serve uma escala cartográfica?

A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.

Qual é a função do título em um mapa?

O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.

Como calcular a distância real de um mapa?

Acompanhe o raciocínio para entender: No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.
  1. Calculando a distância no mapa:
  2. Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:
  3. D= E.d.
  4. Onde:
  5. D= distância real.
Mais itens...•29 de abr. de 2021

Como fazer a escala de uma maquete?

Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.

Quanto vale 1 cm do mapa?

1 cm = 10 km no mapa (ou 1.000.000 cm), daí a escala numérica vai ser 1: 1.000.000 ou 1/1.000.000. Quando usada a escala 1:30.000.000 , ela vai indicar que a cada 1cm no mapa, temos no terreno (real) 30.000.000 cm (= 300km).

O que é uma escala para que serve?

A escala é um dos elementos mais importantes na cartografia, já que ela determina a relação entre o espaço real de uma área e sua representação no mapa, reduzindo-a em diversos tamanhos.

O que significa escala e qual sua função?

Escala é uma relação entre o tamanho real de algo e sua representação. Por exemplo, o mapa do Brasil representa o tamanho do país. As miniaturas de carros e bonecos também envolvem o conceito de escala, pois os representam. Isto é, quando falamos de escala, estamos nos referindo a mecanismos de ampliação e redução.

Qual é a função de um título?

O título é uma síntese precisa do texto, cuja função é estratégica na sua articulação: ele nomeia o texto após sua produção, sugere o sen- tido do mesmo, desperta o interesse do leitor para o tema, estabelece vínculos com informações textuais e extratextuais, e contribui para a orientação da conclusão à que o leitor ...

Qual é o título do mapa e o que ele representa?

Título. O título costuma ser a primeira informação que o leitor de um mapa procura e recebe sobre ele. Seu objetivo é informar, de forma sucinta, o conteúdo do mapa. O título costuma estar localizado na parte superior de um mapa.

Como calcular a escala do mapa?

A escala cartográfica é a relação (E) entre uma distância medida no mapa (d) e uma distância medida no terreno (D). As fórmulas abaixo possibilitam calcular qualquer um destes valores. 1 – Para calcular distâncias no mapa: d = D/E Ex: Num mapa de escala 1: 200.000, quantos cm representam uma distância de 45 km?

O que é escala de 1 para 100?

Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.

Qual a escala do papel A4?

planta de uma casa que mede 18m x 20m seja representada em uma folha A4? Escalas: 100:1, 50:1, 1:50, 1:75, 1:100 1:125, 1:500 ou 1:1000.

Qual a escala da maquete?

A maquete comercial é a maquete mais conhecida de todas, geralmente são exibidas em estandes de vendas de incorporadoras e construtoras, podendo representar edificações, terrenos e mobiliários, por exemplo. Elas possuem escalas intermediárias, sendo geralmente confeccionadas nas escala 1:50, 1:75, 1:100 e 1:200.

Como transformar a escala?

Temos assim, 1:10 ou 1/10. Lê-se escala 1 por 10. Cada unidade de grandeza real é representada por outra dez vezes menor; 20 m serão representados por 2 m, 1 m ou 100 cm por 10 cm. Na escala de 1:50 (1 por 50) temos 1 m ou 100 cm reduzidos 50 vezes, ou seja, 2 cm; 20 m serão portanto 40 cm.

Quantos quilômetros equivale a 1 cm nesse mapa?

21 4 quilômetros Em um mapa, cada 1 cm equivale a 21 4 quilômetros.