O Contator é um dispositivo industrial bastante utilizado em motores elétricos e eletromecânicos com duas funções primordiais: acionamento ou proteção. Ele permite a comutação de correntes elevadas que podem ser acionadas por botões ou controles remotos.
Relé térmico é um dispositivo de proteção de sobrecarga elétrica aplicado a motores elétricos. Este dispositivo de proteção visa evitar o sobre-aquecimento.
O Botão Vermelho de teste que inverte os contatos auxiliares 95,96 se pressionado; Um Botão Verde – Indicativo de falha – Se ele estiver levantado, indica uma falha no sistema; Botão Azul H ou A – Para ajustar se queremos rearme automático ou manual, e botão RESET para rearmar o relé.
Após saber onde são as entradas de cada contato, coloque o cabo da fase que irá alimentar o comando do motor no contato comum do relé, saia com este cabo do contato NA e após isso pode ligar diretamente no contator, saia com o cabo fase do contator e o ligue na saída do comando para que seja possível acionar o motor.
- Ao ligar um cabo no terminal do contator, aperte firmemente o parafuso. O fio de cobre nu ou o conector de crimpagem não devem ficar visivelmente expostos fora do terminal. - Utilize a chave de fenda adequada para apertar e desapertar os parafusos de fixação do contator.
O relé térmico é um dispositivo que tem como função proteger o motor contra sobrecorrente, contra aquecimento.
Existem dois tipos de motores monofásicos que, de acordo com o funcionamento dos mesmos, podem ser classificados em motor universal e motor de indução. Observe em que situação cada um pode ser utilizado. O motor universal funciona tanto com corrente alternada como com corrente contínua.
O rotor do motor de indução é um cilindro laminado, com ranhuras na superfície. Os enrolamentos colocados nessas ranhuras podem ser de dois tipos: O tipo rotor de gaiola e rotor bobinado (ou rotor enrolado).
O princípio de funcionamento para o motor de indução se baseia na criação de um campo magnético rotativo, ou campo girante. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então ele consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.