Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. ... As pirâmides populacionais são importantes no sentido de elaborarem um planejamento público a médio e longo prazo.
Sobre o que é estrutura etária, podemos afirmar que trata-se do termo mais popularmente conhecido como "pirâmide etária", o qual exemplifica de maneira clara qual é a divisão e predominância das diferentes faixas etárias (idades da população).
Criar uma pirâmide de população
Organizando os dados para fazer um gráfico de pirâmide
Selecione a tabela e pressione ALT+F1, o Excel irá criar um gráfico conforme a imagem. 3. Clique com o botão direito sobre o gráfico e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico e selecione a opção conforme a imagem.
19 anos
Essas faixas se subdividem em três, a jovem com idade de 0 a 19 anos, adulta dos 20 aos 59 anos e idosa acima dos 60 anos. A pirâmide etária do Brasil é uma pirâmide transitória, chamada de pirâmide adulta, pois a maior concentração da população está entre as faixas de 20 a 59 anos.
A Política Nacional de Juventude divide essa faixa etária em 3 grupos: jovens da faixa etária de 15 a 17 anos, denominados jovens-adolescentes; jovens de 18 a 24 anos, como jovens-jovens; e jovens da faixa dos 25 a 29 anos, como jovens-adultos.
Você já se perguntou quando começa a terceira idade? A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.
As diferentes fases da adolescência Por norma a adolescência é dividida em três fases: Adolescência precoce (dez aos 12 anos) Adolescência média (13 aos 16 anos) Adolescência tardia (acima dos 17)
A adolescência é uma fase de amadurecimento: é um período de transição no desenvolvimento físico e psicológico, em que o ser humano deixa de ser criança e entra na idade adulta.
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. ... Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas, que geram dúvidas e provocam transformações.
Os seios começam a crescer, o quadril se alarga e o corpo se enche de pelos (especialmente, na região genital e axilas). Essas transformações físicas são seguidas pela menarca, a primeira menstruação .
É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.
Alterações da personalidade (agressividade). Alterações na aparência física (andar desleixado). Alterações do sono (insônia). Alterações alimentares (deixar de fazer algumas das principais refeições).