Sua função é converter a rotação do volante em movimento horizontal, sendo transmitido às rodas. Outros componentes auxiliam nesse trabalho, e esse conjunto é chamado de sistema de direção.
Esterçar é um termo conhecido pela maioria dos motoristas e significa girar o volante do carro até o final para determinado lado. Esse movimento é muito utilizado na hora de estacionar o veículo.
Se o dano é maior, você pode ver a graxa escura salpicada no interior da borda da roda e em torno da área dentro da roda motriz do veículo. Se um carro é conduzido com uma coifa da homocinética danificada, a coifa desgastará e falhará eventualmente.
Aqueles trancos nas arrancadas, o excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética, peça que tem a função de transmitir o torque do motor às rodas. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda.
Os principais problemas que aparecem em juntas homocinéticas são: ... Ruídos “clic-clic”em curvas: podem significar que a junta homocinética fixa está gasta ou danificada. Também pode ser um sinal de problemas com os rolamentos das rodas; Roncar suave: pode indicar falta de lubrificação ou uso de lubrificante não adequado.
Vale lembrar que o principal sinal de desgaste da junta deslizante é o conhecido “tranco” que aparece nas saídas ou durante as trocas de marchas, em que não se deve confundir com coxim quebrado. A junta fixa, quando está gasta, costuma “estralar” nas manobras com o carro esterçado.
Durabilidade da junta homocinética depende de condição de uso do veículo e manutenção. Avaliação pode ser feita entre 5 mil e 10 mil km. Componente importante na hora de transmitir a força do motor de forma constante às rodas, a junta homocinética pode ter longa durabilidade, dependendo das condições de uso do veículo.
O que fazer se a trizeta apresentar problemas? Ao longo do tempo, quanto mais o carro roda, é comum a trizeta apresentar sinais de desgaste. Por vezes, quando o veículo está acima de uma certa velocidade, é possível sentir trepidações, que podem até serem confundidas com a necessidade de alinhamento e balanceamento.
Sua principal função é poder acoplar a junta tripoide, mais conhecida como trizeta. É no interior da tulipa que as trizetas funcionam, e, por ser instalada ao lado dos câmbios dos veículos, a tulipa automotiva permite que a trizeta transmita o torque do câmbio para o eixo homocinético dos veículos.
São componentes que têm a função de transmitir de forma constante a força (torque) do motor às rodas. ... Cada semi-eixo é composto por duas juntas homocinéticas, uma fixa (lado roda) e outra deslizante (lado câmbio), podendo em algumas versões utilizar a deslizante tripóide (trizeta) em substituição às juntas deslizantes.
A regra de trocar os dois lados ao mesmo tempo vem do fato de que, quando o carro já tem muitos quilômetros rodados, a junta homocinética está chegando ao fim da sua vida útil. Nesse caso, quando a junta de um lado começa a falhar, significa que a outra também está perto de dar problema.
Um semieixo é um eixo que une o diferencial à roda motriz. Para cada roda motriz existe um semieixo. trata-se de uma barra de aço, cilíndrica, com extremidades que articulam por meio de junta homocinética. ... O movimento da caixa de mudanças é passado ao semieixo que, por sua vez, o transmite às rodas.
Para remover a junta homocinética, aperte o semieixo de transmissão em uma morsa, retire as braçadeiras interior e exterior, corte o fole e retire-o. Em seguida, mantenha aberto o aro metálico e remova a junta homocinética do eixo.
Mais de mil reparadores elegeram a Nakata como melhor marca em junta homocinética, segundo lugar em amortecedores e em bomba d' água, e também entre as mais conhecidas em pastilha de freio, sistemas de freio, bomba de óleo e bomba de combustível.
Lubrificação. A indicação para o uso de graxa na junta homocinética é de 40 g na peça e 40 g na coifa. A graxa utilizada nesse tipo de junta normalmente é composta de bissulfeto de molibdênio, composto que faz com que a graxa mantenha as propriedades lubrificantes a altas temperaturas e cargas elevadas.
Em cada semieixo responsável pela tração do carro, há duas juntas: a junta fixa, que fica ligada ao cubo de roda, e a junta deslizante, parafusada ao câmbio.
Quando falamos na troca da junta homocinética, o recomendado é que ela seja feita quando o carro atinge, aproximadamente, 40 a 50 mil quilômetros percorridos. É importante, também, consultar as condições de cada fabricante para a substituição da peça.
O funcionamento da junta homocinética Afinal, é ela que faz com que a energia gerada pelo motor seja transferida para as rodas em diferentes situações. Para que isso aconteça, as juntas ficam localizadas no cubo das rodas dianteiras, onde se conectam às extremidades do eixo de transmissão.
A junta homocinética deslizante é uma peça que faz parte de todos os veículos com tração dianteira e traseira quando tracionada. As juntas deslizantes são internas e conectadas aos semieixos do lado da transmissão, enquanto as juntas externas se ligam aos eixos de transmissão do lado das rodas.
A função da junta homocinética é transmitir para as rodas a tração do veículo, determinada pelas marchas, para que o carro tenha maior ou menor força ao se locomover. ... Não haveria, sem a atuação da junta, transferência de tração quando o eixo de transmissão assume um ângulo diferente do ângulo das rodas.