Qual A Finalidade Do Tratamento De Radioterapia?

Qual a finalidade do tratamento de radioterapia

A radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que tem como objetivo destruir ou impedir o crescimento das células tumorais, por meio da aplicação de radiação concentrada, diretamente no tumor.

AvaliaпїЅпїЅo do Portal

Para programar o tratamento, é utilizado um aparelho chamado simulador ou tomógrafo, que ajuda o médico a delimitar a área a ser tratada, marcando a pele com uma tinta vermelha. Essas marcações não devem ser retiradas antes do término do tratamento, por isso, o paciente deve evitar banhos prolongados e proteger as marcações.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Para que serve

Para que serve

Na radioterapia guiada por imagem, exames de imagem como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) são realizados durante o tratamento radioterápico. Essas imagens permitem que os médicos detectem alterações no tamanho ou na localização do tumor durante o tratamento e permitem que se ajuste a posição da pessoa ou a dose de radiação durante o tratamento.

Uma vez por semana Г© feita a consulta de revisГЈo pelo mГ©dico para acompanhar o paciente e verificar os efeitos que possam surgir durante a radioterapia. O paciente pode ser medicado e orientado sobre os possГ­veis efeitos do tratamento.

O paciente recebe um cartão contendo o local e o nome do aparelho no qual será tratado, o nome do seu médico, o dia e a hora da aplicação. Nos dias e horários marcados, ele entregará esse cartão para o técnico de radioterapia e aguardará ser chamado para a sala do aparelho.

Tudo sobre o cпїЅncer

Durante a aplicação, o paciente fica sozinho na sala, posicionado na mesa de tratamento. O técnico responsável estará na sala de comando, ao lado, observando tudo por um monitor de TV.

A radioterapia externa, também chamada de teleterapia, é feita com a pessoa deitada sob um aparelho que tem a radiação inicialmente direcionada para o corpo todo. Por isso, antes de iniciar a radioterapia externa, é feita uma avaliação médica para delimitar o local a ser tratado, o que é feito com uma tinta vermelha, que não deve ser removida após o procedimento, pois assim a pessoa consegue ser devidamente posicionada no aparelho.

Tudo sobre o cпїЅncer

Tudo sobre o cпїЅncer

Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que utiliza medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença.

Tem por objetivo orientar o paciente sobre os cuidados que ele deve ter antes de cada sessão e ao final do tratamento. As orientações serão de acordo com o tipo de aplicador utilizado.

Ao término do tratamento é retirado o aplicador, e o paciente é encaminhado a uma sala onde será fornecido um lanche. Caso tenha feito anestesia, será avaliado pelo anestesista para liberação de retorno para casa.

O Tratamento

 A radioterapia pode ser administrada como tratamento adjuvante, isto пїЅ, apпїЅs a cirurgia ou depois de outras opпїЅпїЅes terapпїЅuticas, como a quimioterapia, para destruir possпїЅveis cпїЅlulas remanescentes nпїЅo sпїЅo visпїЅveis em exames de imagem. Por outro lado, existem regiпїЅes do organismo como o cпїЅrebro, por exemplo, que eventualmente podem apresentar disseminaпїЅпїЅo da doenпїЅa (metпїЅstases) e que sпїЅo tratadas de forma profilпїЅtica, evitando assim que se transformem em tumores.

Quando hпїЅ a possibilidade de cura da doenпїЅa a radioterapia tem importante papel tanto isoladamente, como no caso de tumores iniciais sensпїЅveis ao tratamento, quanto associada a outros tratamentos.

Como Г© feita

Um efeito colateral (reação indesejável) bem comum é a descamação, escurecimento e vermelhidão da pele, principalmente na região de dobras, como pescoço e virilha. Para minimizar esse efeito, o médico e o enfermeiro irão orientar o paciente sobre os cuidados de higiene e a utilização de cremes na área a ser tratada. Outro efeito bem comum é a queda de pelos na área do tratamento. Esses efeitos não ocorrem fora da área tratada, são transitórios, e a aparência da pele retornará ao normal um ou dois meses após o final do tratamento. Outros efeitos dependem da área a ser irradiada, como:

Radioterapia estereotáxica corporal usa menores regiões de tratamento (campos de radiação) e doses mais altas de radioterapia do que a radioterapia conformacional tridimensional. Ela é usada para tratar tumores pequenos localizados fora do cérebro e da medula espinhal.

Cuidados durante o tratamento

A radiação pode danificar tecidos normais próximos ao tumor. Os efeitos colaterais dependem do tamanho da área tratada, da dose dada e da proximidade do tumor aos tecidos sensíveis. Tecidos sensíveis são aqueles em que as células normalmente se dividem com rapidez, como pele, medula óssea, folículos pilosos e revestimento da boca, esôfago e intestinos. A radiação também pode lesionar os ovários ou os testículos. Os médicos tentam direcionar a radioterapia com precisão para não danificar células normais.

Após o paciente ser posicionado pelo técnico de radioterapia na maca do aparelho, ele deverá ficar imóvel, para que a radiação não ultrapasse os limites da área marcada para o tratamento.

No dia do tratamento, o paciente que deve estar de jejum, trocará de roupa e utilizará um robe e uma touca e será encaminhado à sala de tratamento. Sendo a pelve a área tratada, o paciente ficará na posição ginecológica e será passada uma sonda vesical e posicionado o aplicador.

Curta nossa pпїЅgina

Curta nossa pпїЅgina

Após o posicionamento do aplicador, será realizado um exame de imagem para o físico calcular a dosagem necessária para o tratamento. Depois de calculada a dose, o médico confere e libera o início do tratamento. Neste momento, o paciente fica sozinho na sala, mas é observado pela equipe por um monitor de TV, e um intercomunicador, que possibilita a comunicação entre o paciente e a equipe a qualquer momento.

Um mГ©dico radio-oncologista examinarГЎ o paciente, farГЎ uma sГ©rie de perguntas para saber tudo o que estГЎ ocorrendo com sua saГєde e pedirГЎ alguns exames, se necessГЎrio. Quando os exames estiverem prontos, serГЈo definidos o tipo e o tempo do tratamento.

Para que serve o acelerador linear?

Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia desenvolvidos para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater a doença. A aquisição desses dispositivos faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia.

Como funciona um acelerador linear Elekta?

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Qual é a diferença entre aceleradores lineares e aceleradores em ciclos?

Num acelerador linear partículas são aceleradas numa trajetória retilínea havendo um alvo no final da trajetória. Num acelerador circular, as partículas lá aceleradas se movimem numa trajetória circular até alcançar a energia que os cientistas desejam para realizar a experiência.

Qual o preço de um acelerador linear?

O problema é que a implementação da tecnologia para o tratamento é dispendiosa e o acesso é limitado fora dos grandes centros hospitalares do país. Um acelerador linear custa por volta de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões).

Qual Г© o nome do equipamento que realiza o tratamento do paciente na radioterapia?

Essa estrutura é necessária para evitar que a radiação se espalhe no ambiente. FUNCIONAMENTO – O acelerador linear é um equipamento utilizado em uma modalidade do tratamento de câncer, que é a radioterapia. É um aparelho que gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica.

Como funciona o equipamento de radioterapia?

A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias. Aplicadores são colocados pelo médico, em contato ao local a ser tratado, e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores.

O que Г© o tratamento de radioterapia?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quais os cuidados com quem faz radioterapia?

Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d'água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada. preferência a sabonete líquido íntimo. Evite roupas justas, jeans ou lycra.

O que nГЈo pode comer quando faz radioterapia?

Evite alimentos ácidos, muito quentes ou muito gelados. caçarolas. Diminua o consumo de chocolates, açúcares, hortelã, cafeína (café e chá preto), frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), leite integral, produtos à base de tomate, alimentos gordurosos e frituras. Evite ingerir líquido durante as refeições.

Quais os cuidados para quem faz quimioterapia?

Alguns cuidados:

  1. Mantenha a pele limpa e as unhas aparadas;
  2. Evite banhos demorados e muito quentes;
  3. Use hidratantes ou Гіleo de amГЄndoas;
  4. Evite se expor ao sol, pois o sol pode provocar manchas na pele nos pacientes em quimioterapia;

Quem faz radioterapia pode trabalhar?

A resposta é que, se tiverem em boas condições, é possível, sim. A volta ao trabalho pode até ajudar na melhora do paciente, uma vez que ele se sente mais útil e produtivo. Porém, uma série de etapas devem ser cumpridas para que isso possa ocorrer.

Quem faz radioterapia pode beber cerveja?

A resposta é não. “Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento do câncer. O álcool pode interagir com alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, aumentando o risco de efeitos colaterais. Também pode interferir na absorção de nutrientes”, explica Rafaela.

Quem faz radioterapia pode usar quГ­mica no cabelo?

O uso de quГ­mica no cabelo poderГЎ ser feito caso vocГЄ nГЈo esteja sob tratamento quimioterГЎpico que provoque queda no cabelo. Se o cabelo nГЈo caiu ou jГЎ cresceu apГіs ter caГ­do, nГЈo hГЎ problema em pintГЎ-lo. Recomenda-se, porГ©m, usar tinturas sem amГґnia.

Quem tem cГўncer de mama pode trabalhar?

Uma pergunta frequente de mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama costuma ser se podem continuar trabalhando. A resposta depende de cada paciente, conforme o tipo de tratamento e o estado de saúde da mulher, é possível, sim, se manter no emprego, pois doença grave não é motivo para demissão.

Quando voltar a trabalhar depois do cГўncer de mama?

Equipe Oncoguia No Brasil, uma nova pesquisa realizada no Instituto do CГўncer do Estado de SГЈo Paulo (Icesp) revela que a taxa de retorno ao trabalho de mulheres apГіs dois anos do diagnГіstico de cГўncer de mama Г© de 60%. Nos Estados Unidos e na Europa, chega a superar os 80%.

Quem teve cГўncer de mama tem direito a aposentadoria?

As pessoas com câncer estão isentas do Imposto de Renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações.

Quais sГЈo os direitos de quem tem cГўncer de mama?

Pacientes com cГўncer tГЄm direitos e benefГ­cios assegurados; saiba quais

  • AuxГ­lio-doenГ§a. ...
  • Saque do FGTS e do PIS/ Pasep. ...
  • Isenção do Imposto de Renda. ...
  • Prioridade em processos. ...
  • Acesso a tratamento e medicamentos pelo Sistema Гљnico de SaГєde (SUS) ...
  • Reconstrução de mama. ...
  • Compra de veГ­culos.