Medicina é o curso mais longo do Brasil. Por determinação do Ministério da Educação, a carga horária mínima da graduação é de 7.
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo. Os cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos e cursos de tecnólogo, permitem concluir uma faculdade em apenas dois anos. Este tipo de curso de curta duração também dá ao aluno qualificação superior, como as faculdades tradicionais.
Mas não é fácil conquistar esta posição profissional. Para se tornar médico é preciso estudar bastante e dedicar um bom tempo da sua vida a esta formação. A duração mínima do curso de Medicina é de 6 anos. Se você quiser seguir uma especialização, deve somar pelo menos 2 anos a esta conta.
Medicina é um curso que dura, no mínimo, seis anos (12 semestres) – as aulas costumam ser em turno integral e algumas disciplinas e atividades costumam ser nos sábados. O curso é dividido em: Básico – o 1º e o 2º ano. É o período do curso com as disciplinas introdutórias e mais teóricas.
Trabalhar e estudar Medicina ao mesmo tempo não é necessariamente impossível. Porém, fica evidente que as dificuldades tendem a ser redobradas, já que o trabalho costuma retirar parte do foco e da energia do aluno. Como consequência, a qualidade da graduação pode ficar comprometida.
Para se tornar um médico, é preciso cursar um bacharelado em Medicina, durante, no mínimo, seis anos. O profissional também precisa se registrar no Conselho de Medicina do seu estado. Durante esse período, a grade curricular é dividida nos ciclos básico, clínico e internato.
As disciplinas do curso de Medicina
Se você está ainda está no começo da graduação pode tentar atividades empreendedoras e que te gerem renda como: vender doces, dar bancas para alunos de escolas, passear com cachorros, corrigir trabalho.
É uma etapa do curso de Medicina com duração de 2 anos que ocorre nos últimos períodos da graduação. O objetivo é que os alunos tenham uma vivência 100% prática, realizando o atendimento aos pacientes com a supervisão de um médico, que é um professor da faculdade.
O que fazer depois da graduação em Medicina? Veja essas 4 opções!
A maneira mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do ProUni, o Programa Universidade para Todos. Conduzido pelo governo federal, concede bolsas parciais e integrais a estudantes que comprovadamente não tenham condições de arcar com os custos do curso.
Me formei em medicina, e agora? Quando um estudante se forma no curso de medicina, ele já está praticamente apto para atender na profissão. Após a colação de grau, o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e o diploma são suficientes para obter a licença legal para atuar na área médica.