Sua espessura varia aproximadamente de 0,04 a 1,5 mm de acordo com a topografia; 95% das células que compõem a epiderme são queratinócitos organizados em 4 camadas que se renovam continuamente. São elas: camada basal ou germinativa, camada espinhosa, camada granulosa e camada córnea.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
A pele (cútis ou tez), em anatomia, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática e ainda conter terminações nervosas sensitivas.
A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm2 de um indivíduo adulto. Esse órgão protege nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e atua em sua termorregulação. Além disso, contém receptores que permitem a percepção de dor, tato, temperatura e pressão.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Ele se chama manto hidrolipídico, uma poderosa barreira protetora que mantém a pele naturalmente hidratada. ... Esta emulsão abriga uma imensidão de substâncias importantíssimas para a defesa e saúde da pele.
A nossa pele é formada por várias camadas. A barreira de proteção, também chamada de manto hidrolipídico, é como se fosse uma película que protege a epiderme, que, por sua vez, é constituída por 5 camadas. Para entender melhor a sua fisiologia, a dermatologista explicou a função de cada camada da epiderme.
A oclusão, por exemplo, forma um filme que dificulta a perda de água transepidermal e auxilia na reposição do manto hidrolipídico, por meio do uso de óleos vegetais, manteigas e ceramidas.
Manto hidrolipídico: produzido pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, o manto hidrolipídico é uma emulsão natural que mistura água e NMF (fator hidratante natural) do suor com lipídeos produzidos pelas glândulas sebáceas.
Fique por dentro!
A camada córnea é mais externa da epiderme, formada por células mortas, sem núcleo e achatadas, tipo lâminas. Nela, as células se ligam por lipídios epidérmicos, ceramidas que protegem a pele. E é justamente acima desta camada que está a barreira cutânea!
No caso da vagina, o valor de pH saudável é entre 3,8 a 4,5, ou seja, é ácido. Qual a importância do pH da vagina ser ácido? O termômetro da saúde vaginal é o valor do pH. Naturalmente, a vagina possui bactérias e fungos sem causar danos.
Dermacyd
O uso de sabonetes íntimos como Lucretin, Dermacyd ou Intimus, por exemplo, são boas opções para manter a microbiota vaginal normal, no entanto não devem ser usados a toda a hora pois podem acabar por ter o efeito inverso.
O pH vaginal é naturalmente ácido e isso não é por acaso. ... Portanto ao utilizar o shampoo Johnson's todos os dias, criaria um desequilíbrio no pH da vagina. Deixando a região suscetível a infecções e doenças como candidíase. O uso é igual ao sabonete íntimo comum, basta lavar a região íntima durante o período fértil.