Sol maior (abreviatura no sistema europeu Sol M e no sistema americano G) é a tonalidade que consiste na escala maior de sol, e contém as notas sol, lá, si, dó, ré, mi, fá sustenido e sol.
Escala é o encadeamento das notas que mantêm uma relação entre si. Por exemplo, a escala maior (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). Os acordes que se formam a partir destas notas geram o campo harmônico. ... O que chamamos de maiores e menores são os acordes de acordo com a terça que utilizamos.
Escalas homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome para modos diferentes. Ex.: Dó maior e Dó menor. ... Podem ser escalas ou notas.
E no exemplo das escalas aqui, quando usamos a escala maior a terça que usaremos será maior. Já se usarmos uma escala menor, então a terça será menor. Resumindo, se a terça de um acorde é menor, então ele automaticamente será um acorde menor. E se uma terça é maior, então o acorde será maior.
Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa. Existem também os acordes chamados de diminutos.
Nomes
4ª Justa – É uma quarta com dois tons e um semitom de distância.
Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.
Ajude a inserir referências. Terça maior é o terceiro grau da escala maior ou escala diatônica. Exemplo: na escala de sol maior temos sol (tônica), lá (segunda maior), si (terça maior), dó (quarta justa), ré (quinta justa), mi (sexta maior) e fá sustenido (sétima maior). Então, o si é a terça maior de sol.
Se temos uma nota DÓ, indo para a mesma nota DÓ, não temos distância nenhuma, é exatamente o mesmo som, e isso é um UNÍSSONO. Esse intervalo é classificado como 1ª JUSTA. ... Se um intervalo é MAIOR e reduzimos meio tom, ele se torna menor, se tirarmos mais meio tom ele se torna diminuto.
O acorde aumentado pode ser usado tanto na função de Tônica (1º grau) quanto de Dominante (5º grau). Como tônica, essa tríade aparece muitas vezes como substituto do primeiro grau (I), para retardar uma resolução previsível, como na progressão II V I ou IV V I .