Qual a distância entre dois pontos que possuem as coordenadas P (–4,4) e Q (3,4)? Resposta correta: dPQ = 7. Observe que as ordenadas (y) dos pontos são iguais, logo, o segmento de reta formado é paralelo ao eixo x.
Resposta. Resposta: de -6 até 8 é de 14 e de -3 até 9 é de 12.
Utilizando de base a fórmula da distancia entre dois pontos (, que pode ser deduzida pela formula de Pitágoras) temos: Substituindo, obtemos: Ora, a está muito mais próxima de , que é igual a 10, do que , que é igual a 9. Portanto, o valor mais próximo da distancia entre A e B neste exemplo, é 10.
Para calcular a distância entre os pontos A e B, devemos escolher pontos que possuem coordenadas quaisquer A (x1, y1) e B (x2, y2). Essas coordenadas representam a localização dos pontos A e B em um plano. A distância entre esses dois pontos é igual ao comprimento do segmento de reta na cor lilás na imagem a seguir.
Uma reta. A menor distância entre dois pontos, será sempre uma reta. Na geometria analítica, esses pontos recebem coordenadas no plano cartesiano...
Para determinar a distância entre dois pontos no plano cartesiano, é necessário realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y).
Para localizar um ponto em um plano cartesiano, utilizamos a sequência prática:
Para transformar um valor angular em distância, basta relembrar suas equivalências. Como se sabe, 1º = 60 NM, assim pode-se concluir que 60′ = 60 NM 1′ = 1 NM. Ocorre que 1′ = 60″, assim pode-se concluir que 60″ = 1 NM, ou seja, 1″ = 1/60 NM.
As medidas são feitas em linhas curvas, isto é, nos paralelos e meridianos. Portanto, o sistema de medida utilizado é o grau. O Equador é o paralelo utilizado como centro para os cálculos de Latitude. As demais linhas circulares paralelas ao Equador são chamadas de paralelos de latitude.
A escala cartográfica