EQST

Qual A Diferença Entre Uma Caldeira Flamotubular Uma Caldeira Aquatubular?

Qual a diferença entre uma caldeira Flamotubular é uma caldeira Aquatubular?

Flamotubular: Os produtos de combustão circulam pelo interior dos tubos, que ficam imersos na água a ser vaporizada. Aquatubulares: A água a ser vaporizada circula pelos tubos, e os produtos de combustão pelo exterior deles.

O que é uma caldeira Aquatubular?

Nesse tipo de caldeira, a água que será transformada em vapor passa dentro das tubulações e a combustão dos gases ocorre em torno dos tubos. As caldeiras aquatubulares, diferente das caldeiras mistas, suportam altas pressões e temperaturas e produzem grande quantidade de vapor, oferecendo maior eficiência na produção.

Quais os elementos básicos de uma caldeira Aquatubular?

Quais os principais elementos que formam essas caldeiras?
  • Tubulão. De acordo com a estrutura da caldeira, pode haver um ou dois tubulões. ...
  • Superaquecedor. ...
  • Feixe tubular. ...
  • Paredes d'água. ...
  • Fornalha. ...
  • Isolamento e refratários. ...
  • Estrutura e carcaça metálica. ...
  • Saída de gases.
Mais itens...•2 de mar. de 2018

Qual a função de um superaquecedor?

A função de um superaquecedor é de aquecer o vapor a alta pressão a partir da sua temperatura de saturação até uma temperatura especificada mais elevada. A finalidade do reaquecedor é de aquecer o vapor, parcialmente expandido, de baixa pressão até uma temperatura elevada pré-determinada.

Qual a vantagem das caldeiras Flamotubulares?

As caldeiras flamotubulares são ideais para uso com baixa pressão e temperatura. Elas recebem esse nome pela forma como os gases originários da combustão trocam calor: eles circulam por dentro dos tubos até chegar ao interior da caldeira, e a água, que em outro momento também será aquecida, permanece na área externa.

Qual é o principal problema que pode ocorrer nas caldeiras e qual a consequência disso?

O superaquecimento é o maior causador de explosão em caldeiras. Quando exposta á temperaturas maiores que admissíveis pode vir ocorrer a redução da resistência do aço, aumentando assim, o risco de explosão. ... Outra consequência do superaquecimento é a oxidação das superfícies expostas.

Quais são os principais componentes de uma caldeira?

Partes que Compõem uma Caldeira
  • 1) Sistema de controle de nível e água de alimentação.
  • 2) Economizador.
  • 3) Pré aquecedor de ar.
  • 4) Válvulas de segurança.
  • 5) Cinzeiro e soprador de fuligem.
17 de jan. de 2017

Como funciona o interior de uma caldeira?

Uma caldeira incorpora uma fornalha ou fornalha para queimar o combustível e gerar calor. O calor gerado é transferido para a água para fazer vapor, o processo de ebulição. Isso produz vapor saturado a uma taxa que pode variar de acordo com a pressão acima da água fervente.

Qual a função de uma fornalha?

Fornalha: É onde ocorre a queima do combustível. Entre as suas funções estão incluídas: A mistura ar- combustível, a atomização e vaporização do combustível e a conservação de uma queima contínua da mistura. ... Grelhas (só para combustíveis sólidos): Utilizadas para amparar o combustível no interior da fornalha.

Qual é a função de uma caldeira?

As caldeiras produzem vapor d'agua para diferentes atividades: desde aquecimento de água domiciliar, em pequenos equipamentos, até vapor a temperaturas altíssimas, em grandes instalações industriais.

Como funciona uma caldeira Flamotubular?

Este tipo de caldeiras é, por norma, utilizado para baixas capacidades e quando se quer vapor de baixa pressão. O funcionamento das caldeiras flamotubulares consiste, basicamente, na passagem de gases quentes provenientes da combustão pelo interior dos tubos, aquecendo desta forma a água e transformando-a em vapor.

O que é uma caldeira Flamotubular vertical?

Caldeiras flamotubulares verticais: A fornalha interna fica no corpo cilíndrico logo abaixo do espelho, localizado na parte inferior da caldeira. Neste tipo de caldeiras, os gases de combustão sobem através dos tubos, aquecendo e vaporizando a água presente em volta deles, gerando o vapor.

Quais são os riscos de uma caldeira?

A operação de caldeiras implica na presença de riscos diversos como explosões, incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas, ferimentos graves e morte.

Quais os 2 principais tipos de caldeiras?

A caldeira horizontal é aquela cujos tubos estão dispostos horizontalmente. Ela pode possuir até 4 fornalhas e é utilizada para combustíveis com maior produção de calor. A caldeira vertical possui os tubos dispostos nessa posição. Os seus tubos são fechados nas extremidades por placas denominadas “espelhos”.