Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.
As substâncias no estado gasoso não possuem nem forma nem volume definidos, adquirindo a forma do recipiente que as contém e ocupam todo o volume que estiver a disposição. Além disso, um gás pode ser comprimido reduzindo seu volume.
Resposta. Porque nos sólidos os átomos estão mais próximos uns dos outros, não tendo, dessa forma, muita mobilidade. Já nos líquidos, esses átomos estão mais separados e desorganizados. O nível de separação e agitação dos átomos dos gases são os maiores possível, o que lhes confere mais movimento.
Se o valor da temperatura for abaixo do ponto de fusão, ele é sólido, se tiver entre o ponto de fusão e ebulição, ele é líquido, se tiver acima do ponto de ebulição, ele é gasoso.
Resposta. O ponto de fusão do benzeno é de 5.
Sim, toda substância possui uma determinada temperatura e pressão em que mais de um de seus estados físicos (sólido, líquido e gasoso) podem coexistir em equilíbrio.
O benzeno é líquido à 30 °C, uma vez que seus pontos de fusão e ebulição são 5,5 °C e 80 °C, respectivamente. O naftaleno a 30 °C se apresenta no estado sólido, pois seu ponto de fusão é 80 °C e seu ponto de ebulição é 217 °C. Confira mais EXERCÍCIOS RESOLVIDOS sobre MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES.