Na língua portuguesa, a derivação regressiva se dá por meio da retirada de um dos elementos da palavra primitiva (sufixos, morfemas). Por isso, para descobrir se o substantivo é deverbal, basta aplicar a seguinte regra: Substantivo que indica uma ação = palavra derivada, sendo o verbo a palavra primitiva.
Ocorre a derivação regressiva quando se reduz a palavra primitiva. É esse processo que produz os substantivos deverbais, que são substantivos derivados a partir de verbos, pela eliminação da desinência verbal e acréscimo das vogais temáticas nominais –a, -o ou –e ao radical verbal.
A palavra "sarampo" é formada por derivação regressiva pois derivou de "sarampão" e foi reduzida.
A derivação é um processo de formação de novas palavras pelo acréscimo de afixos a um radical.
A derivação consiste na formação de novas palavras a partir de uma palavra primitiva, ora materializada por meio de afixos. Desta feita, tomemos como ponto de partida a palavra “terra”: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Processos de formação de palavras
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
A palavra "emburrece" formou-se pelo processo de derivação: a) regressiva.
Acto ou efeito de emburrecer ou tornar ou ficar burro ou estúpido.
Derivação sufixal – É aquela que tem o acréscimo de um sufixo a uma palavra. Exemplo: orgulhoso (orgulho + oso).
A palavra COCA-COLA resultou de um processo linguístico que permite a formação de novas palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são palavras compostas, possuindo um significado próprio. A esse processo dá-se o nome de: composição por justaposição.
substantivo feminino Refrigerante com gás feito a partir de extratos vegetais. Etimologia (origem da palavra coca). Da marca registrada Coca-Cola. ... Do quíchua kuka; pelo espanhol coca.
Qual das palavras abaixo é formada por composição por aglutinação? Alternativa certa: c) pontiagudo. A palavra pontiagudo é formada por composição por aglutinação, porque ela junta dois radicais (ponta + agudo).
...o que é hibridismo? Em biologia, híbrido é o ser originário do cruzamento de espécies diferentes. Em linguagem, palavras híbridas são compostas por elementos de línguas diversas, como é o caso de automóvel e televisão. Automóvel é “aquele que move a si mesmo”: auto (do grego = a si mesmo) + móvel (do latim).
No campo das artes, o hibridismo ocorre em diversos níveis, desde o cruzamento de estilos até o cruzamento de materiais. Segundo Cattani, o híbrido na Arte apresenta a característica de fusão, em que os elementos constituintes da obra se perdem para dar origem a um terceiro elemento.
O hibridismo cultural é um fenômeno histórico-social que existe desde os primeiros deslocamentos humanos, quando esses deslocamentos resultam em contatos permanentes entre grupos distintos. ... A palavra sujeito aqui, neste texto, tem o significado de grupo ou comunidade.
Resposta. Os hibridismos são as palavras existentes no nosso vocabulário, que foram formadas através da junção de radicais pertencentes a línguas diferentes.
O hibridismo cultural, ocorre quando mais de uma cultura se mistura, unindo hábitos, costumes e atitudes uns dos outros, misturando mais de uma cultura como se elas fossem uma só, o que caracteriza o hibridismo cultural.
imposição cultural é quando um pais impõe sua cultura aos outros paises, por muitas vezes danificando a identidade cultural dos povos. o exemplo mais clássico é o dos EUA, que possui filiais de suas empresas em praticamente todos os paises do globo, empresas tais quais mc donalds, Apple, coca cola, etc.
O que é etnocentrismo Tem mais depois da publicidade ;) ... A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.
Podemos citar exemplos de etnocentrismo no caso dos europeus durante o período colonial, que acreditavam ser superiores e mais civilizados que os outros povos, e isso era uma das suas justificativas para a escravidão. ... Etnocentrismo é ver sua própria cultura e povo como sendo os melhores do mundo.
Etnocentrismo é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem.
substantivo feminino Em que há, em simultâneo, várias culturas num mesmo território, pais etc; multicultural. Etimologia (origem da palavra multiculturalidade).