Dilatação e Contração. ... Quando um corpo amplia suas dimensões devido ao aumento de sua temperatura, dizemos que ele sofreu uma dilatação térmica. Por outro lado, um corpo que tiver sua temperatura diminuída apresentará uma diminuição da distância entre os seus átomos: a esse fenômeno chamamos contração térmica.
Seja qual for o tipo de dilatação sofrida pelo corpo, linear, superficial ou volumétrica, em ambas terão três fatores determinantes, estes são: Estado inicial, ou seja, o comprimento, área ou volume inicial do corpo antes de passar pelo processo de dilatação.
Dilatação dos sólidos: Os sólidos que melhor se dilatam são os metais, principalmente o alumínio e o cobre. Temos um bom exemplo disso num vidro de conserva com a tampa metálica emperrada. Para abri-lo, basta mergulhar a tampa na água quente; como o metal se dilata mais que o vidro, a tampa logo fica frouxa.
Dilatações superficial e volumétrica Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.