A lignina difere da celulose porque: - é uma macromolécula aromática, - altamente irregular em sua constituição e por ser amorfa. Composição elementar: carbono, hidrogênio e oxigênio. ·Localiza-se principalmente na lamela média onde é depositada durante a lignificação do tecido vegetal.
A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos.
Resposta. o amido possui duas formas, uma totalmente de cadeia reta (amilose) e uma com cadeia ramificada (amilopectina), enquanto o glicogênio possui cadeias ramificadas.
A estrutura química da quitina é diferenciada pelo grupo acetamida, localizado no carbono 2. Na celulose, nesta posição existe um grupo hidroxila. Também é importante não confundir a quitina com a queratina, que apresentam funções semelhantes. Porém, a queratina é uma proteína e a quitina é um carboidrato.
O glicogênio é um polissacarídeo ramificado, formado por polímero de glicose, tem função de armazenamento energético nas células animais; é encontrado no fígado e nos músculos, as ramificações ocorrem com ligações α1 → 4 e α1 → 6. ... O amido é um polissacarídeo de armazenamento de energia utilizado pelas plantas.