As matas de inundação são as sujeitas a água em excesso como os mangais, que vivem bem em áreas inundadas! De terra firme são as que vivem das chuvas anuais ou no caso de plantações vivem das regas!
TIPOS DE MATAS DA FLORESTA AMAZÔNICA:
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
Na Floresta Amazônica existem diversos tipos de vegetações divididos em partes, há cerrado, campo e vegetação litorânea. No entanto o que predomina é a Floresta Amazônica, ocupando aproximadamente 80% de toda região norte.
estado do Amazonas
Estados da Região Norte
Mais da metade da população indígena vive na Região Norte e na Região Centro-Oeste do país, especialmente na amazônia único lugar onde as reservas são todas demarcadas, para evitar a ação de madeireiros, agricultores e grileiros.
A população indígena no país sofreu um enorme decréscimo, entre o século XVI e o século XX, passando de milhões para a casa dos milhares. Extermínios, epidemias e também escravidão foram os principais motivos dessa redução. Foi após a década de 80 que esse cenário mudou e a população indígena voltou a aumentar.
A DIZIMAÇÃO DE POVOS INDÍGENAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. Primeiramente, a herança-histórico cultural é uma das principais responsáveis pela dizimação dos povos indígenas.
região Norte
Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.
O Censo aponta que em todas as regiões brasileiras há presença desses povos nativos, mas a maior concentração de terras indígenas está na Região Norte do país, na região da Amazônia Legal. A Região Centro-Oeste também apresenta uma alta concentração de terras indígenas, especialmente no estado do Mato Grosso.
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010. Na análise das Unidades da Federação, o Estado do Amazonas possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil; o de menor, Rio Grande do Norte, 2,5 mil.
Pernambuco. Mato Grosso do Sul. Santa Catarina. São Paulo.
As regiões com menor número de indígenas são a Sudeste e a Sul, nessa ordem, sendo São Paulo no Sudeste e o Rio Grande do Sul no Sul os estados com maior número de indígenas em suas regiões.
A região Norte do país é a que possui maior contingente, com mais de 300.
O Estado do Pará atualmente apresenta uma das maiores diversidades étnicas desse país, onde existem mais de 55 etnias, aproximadamente 60 mil indígenas, falantes de três dezenas de idiomas dos troncos linguísticos: Karib, Macro jê, Pano, Nheengatu, Tupi, Juruna, Munduruku, entre outras.
817.
População residente, segundo a situação do domicílio e condição de indígena – Brasil 1991/2010