EQST

Quais So Os Tipos De Danos Na Responsabilidade Civil?

Quais são os tipos de danos na responsabilidade civil?

Dano certo e perda de uma chance; 3 Espécies de danos: danos materiais e morais; 3.

O que é o instituto da responsabilidade civil?

35) entende o instituto da responsabilidade civil como: A aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar dano moral ou patrimonial causados a terceiros, em razão de ato por ela mesma praticado, por pessoa por quem ela responde, por alguma coisa a ela pertencente ou de simples imposição legal.

Qual a diferença entre responsabilidade civil e criminal?

A responsabilidade penal distingue ainda da responsabilidade civil, pois esta é pessoal, intransferível, ou seja, o réu responde com a privação da sua liberdade. Enquanto a responsabilidade civil é patrimonial de modo que, se a pessoa não possuir bens, a vítima permanecerá sem ser ressarcida.

Quanto à responsabilidade civil?

Responsabilidade civil é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. Em direito, a teoria da responsabilidade civil procura determinar em que condições uma pessoa pode ser considerada responsável pelo dano sofrido por outra pessoa e em que medida está obrigada a repará-lo.

Quais os deveres quanto à responsabilidade civil?

É o liame entre a causa e o efeito, elemento imaterial da responsabilidade civil. ... É o vínculo, a ligação ou relação de causa e efeito entre a conduta e o resultado”[9]. O nexo de causalidade acarreta a dois tipos de responsabilidades, as quais são: subjetiva (culpa) e objetiva (conduta).

Qual a origem da responsabilidade civil?

Conforme visto alhures, a responsabilidade civil surge necessariamente da inexecução obrigacional (contratual ou extracontratual), obrigando o agente causador do dano a responder pelos prejuízos dele decorrentes, recompondo o status quo ante existente entre as partes.

Quando surge a responsabilidade civil e o consequente direito de reparação?

Basta à responsabilidade civil, portanto, que no momento da conduta, ou o sujeito causou prejuízo intencional a outrem, no caso do dolo, ou o causou por agir sem o dever de cuidado, no caso da culpa stricto sensu. Há imprecisões doutrinárias quanto à culpa como elemento da responsabilidade civil.

Como ocorreu a evolução da responsabilidade civil no Brasil?

Maior evolução ocorreu com a Lei Aquilia, considerada um princípio geral da reparação do dano, surgindo, assim, as primeiras projeções acerca da noção de culpa. ... No Brasil, o Código Civil brasileiro de 1916, inspirado no direito francês, consagrou a teoria da culpa como regra no campo da responsabilidade civil.

Como poderíamos resumir a evolução histórica da responsabilidade civil do Estado?

A evolução histórica da responsabilidade civil do Estado, num constante progresso, atinge seu ápice quando faz valer a Lei no 10.

Como surgiu a teoria do risco?

A teoria do risco foi adotada no artigo 37, § 6, da Constituição Federal de 1988, no Código de Defesa do Consumidor e no artigo 927 do Código Civil, para citar apenas alguns exemplos.

O que é a teoria do risco da atividade?

Teoria do risco Para essa teoria, toda pessoa que exerce alguma atividade que cria um risco de dano para terceiros, deve ser obrigada a repará-lo, ainda que sua conduta seja isenta de culpa[24]. Isso significa dizer que a responsabilidade civil desloca-se da noção de culpa para a idéia de risco.

O que é a teoria do risco integral?

A teoria do risco integral, em nosso sistema jurídico, é somente utilizável em casos excepcionais, nos quais o perigo oferecido pela manutenção de dada atividade é de tal forma perigosa que, independentemente de qualquer outro fator, em havendo dano, este é imputável à entidade pública responsável pelo fomento ou ...

O que é uma atividade de risco?

O artigo 193 da CLT explica que são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica; e roubos ou outras espécies de violência física nas ...

Qual a responsabilidade civil pelo desempenho de atividade de risco?

927, do Código Civil reside no caput do Art. ... 927, do Novo Código Civil trouxe a responsabilidade objetiva, independente de culpa, diante do risco da atividade desenvolvida, ampliando o dever do empregador de indenizar o dano sofrido.

Que tipo de atividade laboral gera risco ao trabalhador?

Alguns exemplos são: ligações elétricas deficientes ou sem manutenção, presença de animais peçonhentos, iluminação insuficiente, ferramentas defeituosas, equipamentos de proteção individual inadequados, máquinas de grande porte sem proteção, probabilidade de explosão ou incêndio.

Quais os deveres da empresa com o funcionário?

É dever do empregador comprovar o pagamento do salário. É direito do empregado ser informado sobre o que está sendo pago e os respectivos valores. Por exemplo, se além do salário ajustado, o trabalhador fez horas extras e tem direito a comissões, no contracheque os valores devem ser especificados ao lado de cada item.

Qual a responsabilidade do empregador quanto à saúde do trabalhador?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõe que cabem as empresas cumprirem e fazerem cumprir as normas e segurança no trabalho, instruírem os empregados quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, bem como adotarem medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão ...

O que o empregador tem que pagar?

Efetuar mensalmente o pagamento de salário mediante recibo até o 5º dia útil, subsequente ao mês de trabalho. ... O empregador é obrigado a elaborar mensalmente a folha de pagamento do salário devido e efetuar os descontos previstos na legislação (INSS, faltas e vale-transporte etc.).

Qual é o prazo que o empregador tem para pagar o salário do empregado?

5º dia útil

Quem paga o INSS o funcionário ou a empresa?

A contribuição previdenciária patronal corresponde aos valores destinados ao INSS por quem efetua a remuneração dos trabalhadores ou dos prestadores de serviço, segundo os mandamentos do artigo 22 da lei 8.

O que o empregador não pode fazer?

Fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público. Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado.

O que caracteriza constrangimento no local de trabalho?

Qualquer conduta do empregador que prejudique a intimidade ou a privacidade, ou ainda, promova o constrangimento, sofrimento, dor, angústia, tristeza, humilhação pública, entre outros danos psíquicos, pode ser reconhecido como dano moral sujeito à indenização do empregado.

O que diz a CLT sobre uniformes?

O art. 456-A da CLT (inserido pela Reforma Trabalhista) dispõe que cabe ao empregador definir o padrão de vestimenta no meio ambiente laboral, sendo lícita a inclusão no uniforme de logomarcas da própria empresa ou de empresas parceiras e de outros itens de identificação relacionados à atividade desempenhada.

O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?

O assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não.