Quais so os riscos de um fundo de renda fixa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os fundos classificados como “Renda Fixa” apresentam como principal fator de risco de sua carteira a variação da taxa de juros, de índice de preços, ou ambos. Devem ter pelo menos 80% da sua carteira investida em ativos que estejam relacionados a esses fatores de risco.
Qual o fator determinante da rentabilidade de um Fundo de Investimento Referenciado DI?
Por isso, uma parte importante da descoberta da rentabilidade do fundo DI é saber a taxa de administração cobrada por ele. Fuja de fundos que cobrem taxas altas de administração, principalmente porque se tratam de investimentos mais simples e sem complexidades que justificariam uma taxa maior.
Tem risco de perder dinheiro no CDB?
Os Certificados de Depósitos Bancários têm baixo risco, o pior que pode acontecer é o banco que você investiu chegar a falir antes do vencimento do título, mas mesmo assim você pode receber o dinheiro de volta. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) protege até R$ 250 mil de cada CPF ou CNPJ em investimentos em CDB.
Quanto maior for a taxa de administração de um fundo de investimento classificado como Referenciado DI?
A diferença está na taxa de administração. Ela é cobrada diariamente sobre o valor que o investidor aplica no fundo e é expressa em porcentagem (%) ao ano. Assim, quanto maior for a taxa de administração de um fundo DI, menor tende a ser sua rentabilidade.
É possível perder dinheiro em renda fixa?
Porém, aqui não há a proteção do FGC. Sendo assim, é uma aplicação bem mais arriscada na qual é fundamental estar ciente da capacidade de pagamento da empresa que emite o título. Portanto, investimentos em renda fixa possuem seus riscos e é possível até mesmo perder dinheiro se não estiver bem informado.