Tipos de migrações
Os movimentos populacionais também podem ser chamados de migrações e são aqueles que envolvem qualquer forma de mudança de um grupo social de seu local de origem para outro.
O movimento populacional é a mudança espacial da população: migração, imigração ou emigração. Caracteriza-se como movimento populacional forçado, ou seja, migração forçada, aqueles fluxos migratórios que são causados por guerras, tráfico de pessoas, evacuação por ordem do governo, por exemplo.
Migração forçada – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, geralmente ocorrendo por catástrofes naturais, como, por exemplo, a seca que atingiu o nordeste brasileiro no final do século XIX.
Transumância é um movimento sazonal e periódico em que os migrantes passam alguns meses do ano em locais distintos de suas moradias. Transumância é um tipo de migração em que as pessoas que o praticam passam parte do ano em uma área e parte em outra.
A transumância tradicional ou fixa ocorre ou ocorreu em praticamente todo o mundo habitado. ... As leis do Império Romano reconheciam a transumância e protegiam as vias pastoris, as quais incluíam os locais convenientes para a alimentação dos rebanhos.
Resposta. Resposta: quando se fala sobre os fenômenos migratórios no Brasil, e comum a citação da transumância e lembra-se logo: wiltonmarquesdeandra está aguardando sua ajuda.
Pecuária nômade >> consiste na criação ou pastoreio de animais como cabras, vacas e ovelhas constantemente levados de um lugar para outro conforme a oferta de água e pasto. É muito comum nas regiões áridas ou semi-áridas..
A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas de pastagem. Assim, há a ocupação de grandes áreas no sistema que se aplica em latifúndios e em propriedades familiares. Normalmente, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva.
Quando o homem era nômade, eles caçavam, e quando a comida ficava escassa eles migravam, e quando a agricultura entrou em pratica, eles não precisavam mais migrar por falta de alimento e agora tinham um ponto fixo, e essa agricultura dos nômades se chamava: Pecuária Sedentária.
- Pecuária de lã (criação de ovinos ou caprinos que fornecem lã). ... A atividade pecuária está dividida também de acordo com o nível tecnológico empregado na produção, nesse sentido existe a pecuária extensiva na qual os animais vivem soltos em extensas áreas, sem maiores cuidados, e o índice de produtividade é baixo.
Pecuária corresponde à criação de animais, geralmente com finalidade comercial. A criação desses animais, além de abastecer o mercado alimentício, gera também matéria-prima, como a lã e o couro, para a produção e obtenção de subprodutos.
Carne (bovina, bubalina, de aves etc), ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária. Couro, lã e seda são exemplos de fibras usadas na indústria de vestimentas e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis.
Sistemas de produção
Existem basicamente três tipos de sistemas de produção de bovinos, sendo eles extensivo, semi-intensivo e o intensivo. ... Esse aumento no nível de produção geralmente ocorre por esse sistema ter lotação mais elevada do que no extensivo devido ao aumento da produção das pastagens.
3 tipos de sistemas de produção
O sistema de produção é composto por um conjunto de atividades e operações envolvidas na produção de bens ou serviços que interagem entre si, cada qual com sua responsabilidade, e essa integração vai determinar o resultado do sistema como um todo.
Como tal, os elementos de entrada (conhecidos como factores) passam a ser elementos de saída (produtos), na sequência de um processo em que é incrementado o seu valor. ... Convém destacar que os factores são os bens que são utilizados com fins produtivos (as matérias-primas).