9 tipos de inteligência e as aplicações no mundo do trabalho
A teoria das inteligências múltiplas foi estudada pelo psicólogo Howard Gardner como um contrapeso para o paradigma da inteligência única. Ele propôs que a vida humana requer o desenvolvimento de vários tipos de inteligências.
As múltiplas inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. Embora haja todas estas competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os 8 tipos de inteligência.
A teoria de Howard Gardner afirma que todas as pessoas têm a principio a mesma possibilidade de desenvolver qualquer uma das inteligências múltiplas: Lógica matemática, Linguística, Musical, Espacial, Corporal-cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal ou Naturalista.
A Inteligência Subceptiva adentra a mais nobre de todas as áreas que está relacionada à Inteligência Espiritual, que é exatamente o entendimento que o indivíduo tem de que não há somente o racional guiando sua vida, mas também uma parte que diz respeito à sua intuição, à sua subjetividade.
Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:
Quais são os 9 tipos de inteligência?
Como saber qual o seu tipo de inteligência?
Procure se lembrar de momentos em que você praticou algo e nem sentiu o tempo passar. Seu talento pode ter a ver com isto! Quando se é bom em algo, é comum gostar e se envolver naquilo. Pense em ações suas que levaram à resolução de algum problema, auxiliaram alguém, ou fizeram algo novo surgir.
No sentido popular, a inteligência é muitas vezes definida como a habilidade mental geral para aprender e aplicar conhecimento para manipular seu ambiente, bem como a capacidade de raciocinar e ter pensamento abstrato.
Conheça os tipos de inteligências múltiplas e como trabalhar com os alunos
Para captar essa inteligência, nossos professores buscam atividades que exercitem a empatia e reconhecimento entre as crianças, com práticas em pequenos grupos ou duplas. Também são úteis jogos de mímica ou recortes de pessoas em revistas, estimulando o olhar do aluno sobre o outro.
Tenha uma atitude positiva. Manter a motivação é um dos segredos para quem deseja desenvolver melhor os seus tipos de inteligência. Afinal, o sentimento de autorrealização é capaz de nos impulsionar e fazer com que busquemos sempre atingir o nosso melhor.
Assim, por exemplo, para desenvolver as inteligências inter e intrapessoal, o trabalho em grupo e os projetos podem ser grandes aliados. Da mesma forma, usar livros de literatura nas aulas de matemática pode ajudar alunos com perfil mais associado à inteligência linguística a aprender essa disciplina.
As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula. O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa idéia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.
Ler: a leitura de diferentes estilos de textos escritos, a atenção às suas características e matizes, a posterior reflexão sobre eles e a realização de um resumo escrito ou oral são exercícios que podem ajudar a desenvolver a inteligência linguística.
Cada uma descreve as diferentes maneiras pelas quais os alunos aprendem e lidam com o conhecimento. Essas inteligências múltiplas vão desde o uso de palavras, números, imagens e música até a importância das interações sociais, introspecção, movimento físico e estar em sintonia com a natureza.
Gardner faz referência a outras duas inteligências, a saber, a naturalista e a existencial: a primeira seria a capacidade humana de reconhecer objetos na natureza e a sua relação com a vida humana; a segunda está ligada ao entendimento para além do corpo, o transcendente, o entendimento sobre a vida, a morte e o ...
A importância das múltiplas inteligências para educação
Cabe agora a vez à inteligência visual-espacial. Características: Esta inteligência desenvolve-se a partir de um apuramento das perceções sensoriomotoras, que permitem uma boa discriminação das cores, das formas, das texturas, das dimensões e das relações espaciais.
Habilidades da inteligência espacial
Existem diferentes atividades para ajudar uma criança a desenvolver sua inteligência naturalista, que podem ser agrupadas em:
substantivo masculino e feminino Pessoa que se dedica ao estudo das plantas, minerais e animais: Aristóteles, Plínio e Buffon foram grandes naturalistas. Pessoa que prepara animais para conservação em coleções; taxidermista. Adepto do naturalismo em literatura, filosofia e religião.
1 Pessoa especializada em ciências naturais. 2 Pessoa entusiasta ou sectária do naturalismo na literatura, nas artes plásticas, na filosofia ou na teologia.
A inteligência interpessoal é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, idéias, valores, interesses e motivações de outras pessoas.