Embora o mosquito prefira a água limpa para se reproduzir, ele pode se desenvolver até mesmo na água suja e no esgoto doméstico e se alimenta de protozoários, bactérias e fungos presentes nesta água.
Pupa: após aproximadamente 10 dias, a larva se transforma em pupa, estágio em que assume formato de vírgula. Essa fase do desenvolvimento do mosquito é bastante curta: dura em média apenas 2 dias, até que se encerre o desenvolvimento do mosquito. Mosquito adulto: passados os dois dias, a pupa se transforma em mosquito.
aegypti varia de acordo com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidade de larvas existentes no mesmo criadouro. Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias.
Na prática, é possível identificar se as larvas são do mosquito apontando uma lanterna para elas. Se elas se agitarem, provavelmente são do mosquito da dengue. As larvas não devem ser descartadas vivas em vasos sanitários ou em ralos, por exemplo.
Um larvicida natural pode auxiliar a matar o mosquito: basta misturar duas colheres de borra de café em 250 ml de água e colocar em nos pratinhos das plantas. O procedimento deve ser repetido a cada semana.
Os experimentos demonstraram que uma quantidade de cloro equivalente a 0,1% do volume total da água em que acontece a aplicação (1 mililitro para cada litro de água, por exemplo) é capaz de eliminar as larvas do mosquito da dengue. “O cloro tem ação mortal sobre elas, impedindo que cresçam”, ressalta Nakano.
O hipoclorito de sódio se mostra eficaz para matar as larvas do mosquito que transmite dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Utilize uma vassoura macia nas bordas para descolar os ovos do Aedes aegypti que possam estar grudados. Logo em seguida aplique o cloro para matar os ovos que por ventura caíram na piscina. Vale lembrar que o mosquito da Dengue se alimenta das impurezas presentes na água da piscina.
A filtragem diária é fundamental no combate à dengue na piscina. A capa de proteçãoajuda, mas não é eficiente por si só. Mantenha a área de lazer limpa e organizada, livre de focos de acúmulo de água parada, como pneus, latas, vasos e baldes, entre outros. Mantenha o nível de cloro livre entre 2 e 3 ppm.
da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa. encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.
A cloração da água da cisterna pode ser realizada com o uso de cloro líquido, como o hipoclorito de sódio encontrado na água sanitária ou produtos de cloro sólido como o hipoclorito de cálcio, em grânulos e em pastilhas ou tabletes.
– Água para beber: Para tornar a água potável, é preciso adicionar duas gotas de água sanitária para cada litro e esperar meia hora antes de usar. ... A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavar panos de pia e bancadas.
Água Sanitária (hipoclorito de sódio) Apenas 2 gotas (não mais do que duas gotas) são suficientes para purificar 1 litro de água. Deixe o produto agir por entre 15 a 30 minutos. ALERTA: Muita atenção à composição química da água sanitária. Se for diferente de água e hipoclorito de sódio entre 2 a 2,5%, não use.