No cotovelo temos dois importantes ligamentos, o ligamento colateral medial (na parte de dentro do cotovelo) e o ligamento colateral lateral (na parte de fora). Juntos estes ligamentos conectam o úmero com a ulna e mantem a estabilidade do cotovelo.
A estabilidade e amplitude dos movimentos são garantidos pelo formato ósseo, os ligamentos e a atividade muscular em torno do cotovelo.
O Cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça, com função principal de fletir e extender (dobrar).
A articulação sinovial está localizada no membro superior entre o braço e o antebraço. No espaço entre o braço e o antebraço temos o ponto de articulação de três ossos: úmero - braço.
rádio
Em anatomia, chama-se antebraço à parte da extremidade superior ou membro superior do ser humano situada entre o cotovelo e o carpo (ou punho). O antebraço é formado pelos ossos cúbito (ou ulna) e rádio, ligados por uma membrana interóssea.
Fêmur: Forma nossa coxa. É o osso mais longo do corpo humano.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:
O crânio apresenta ainda as fossas cranianas, que estão descritas no quadro abaixo. Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. Formada pelos ossos esfenoide e temporal. Composta pelos ossos temporal e occipital.