A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil.
Formas de degradação do solo
A degradação refere-se a qualquer estado de alteração de um ambiente e a qualquer tipo de ambiente. O ambiente construído degrada-se, assim como os espaços naturais. Tanto o patrimônio natural como o cultural podem ser degradados, descaracterizados e até destruídos.
A degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através de esgotamento dos recursos , tais como ar , água e solo ; a destruição de ecossistemas e a extinção da vida selvagem. ... Quando habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais se esgotam, o ambiente é degradado.
Elevação das temperaturas; Desertificação; Proliferação de pragas e doenças. A primeira conseqüência do desmatamento é a destruição da biodiversidade, como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais.
Tipos de impactos ambientais Dependendo da área atingida, o impacto ambiental, pode ser classificado em local, regional ou global. Além dos tipos de impactos citados acima, ou seja, os positivos (benéficos) e negativos (adversos), eles podem ser classificados em: Diretos e Indiretos. Temporários, Permanentes e Cíclicos.
10 atitudes que podem salvar o planeta
Gaste menos água: Pequenas atitudes contam muito, como evitar o desperdício de água. Não demorar no banho, escovar os dentes com a torneira fechada, lavar a louça sem deixar a torneira aberta, não lavar as calçadas com a mangueira, são ações que contribuem para o meio ambiente.
Responsabilidade ambiental individual