Numa operação utilizando a multiplicação, o multiplicador e o multiplicando são chamados de fatores, e o resultado é o produto resultante da multiplicação. Os números antes do sinal de igual são os fatores, e o valor após o sinal de igual é o produto.
Em relação à multiplicação, temos quatro propriedades para os números inteiros, que são: ⇒ Propriedade Comutativa: a ordem dos fatores não altera o produto (resultado). No exemplo abaixo, – 3 e + 5 são os fatores. ⇒ Propriedade Associativa: A associação dos fatores não modifica o produto.
A propriedade distributiva determina como resolver expressões na forma a(b + c). Essa propriedade é chamada também de lei distributiva da multiplicação e divisão. Este método segue a regra oficial da “ordem das operações” que aprendemos anteriormente. Multiplicamos o 4 pelo 8 e depois pelo 3.
A propriedade distributiva proporciona outra maneira de proceder nestes casos, veja: Primeiro multiplicamos o por cada um dos números que estão entre parênteses e em seguida, adicionamos estes dois resultados. É importante saber que é a multiplicação que deve ser distribuída pela adição e não o contrário.