Em geral, é possível classificar a logística em quatro tipos principais, e cada tipo envolve diversos processos operacionais, que também podem ser subdivididos....São eles:
A distribuição física está ligada à movimentação do produto, enquanto o canal de distribuição é a intermediação do produto. A distribuição compreende as operações de transporte e entrega com o objetivo de suprir os pontos de venda e outros canais, após o processo de produção.
Sendo assim, distribuição física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma.
A distribuição física deve garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos. Estas atividades incluem o fretamento do transporte, armazenagem, movimentação de materiais, empacotamento de proteção, e controle de estoque.
O ciclo de distribuição física envolve o processamento e a entrega de pedidos do cliente. A distribuição física está relacionada com as atividades de marketing e de vendas, pois proporciona a disponibilidade de produtos, de maneira econômica e a tempo.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos. Tem por objetivo satisfazer às necessidades de materiais para a operação, garantindo assim a integridade do produto final e prazo de entrega.
Para que tudo seja feito conforme o exigido, todos os setores precisarão cumprir um papel — desde a produção e a armazenagem até a entrega. A criação de um fluxo estruturado torna viável uma atuação roteirizada.
Assim, a logística surge para otimizar a produção, por meio de planejamento e controle das operações, por meio de suas atividades primárias (transporte, manutenção de estoque, processamento de pedidos) e de apoio (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, programação de produtos, obtenção/suprimento).
R6-As atividades de interface entre a produção e a logística são: Programação de produção, localização industrial e compras. ... E as atividades típicas de logística são: Manutenção de estoques, processamento de pedidos, armazenagem e manuseio de materiais.
A estratégia financeira é o próximo elemento importante na implementação do plano. É um dos componentes do portfólio de estratégia corporativa. Abrange as decisões de financiamento necessárias para alcançar o objetivo geral, especificando o nível ideal de investimento e financiamento.