Ulrich (1998), frente às diferentes demandas e à diversidade empresarial, argumenta que o profissional de RH deva atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças.
A função do RH é realizar o gerenciamento dos recursos humanos, ou seja, a conciliação entre os interesses dos funcionários e os da empresa. Por isso, esse profissional é responsável por gerir os relacionamentos internos, realizar processos de recrutamento e seleção para encontrar mão de obra qualificada no mercado.
Recursos humanos é uma área da empresa que é responsável por toda a gestão de pessoas, incluindo os processos seletivos, treinamento e desenvolvimento, controle de turnover e muito mais. É cada vez mais comum encontrar estudos que falam sobre a importância da gestão de pessoas nas empresas e comprovam a sua eficácia.
O setor de RH é responsável pelo processo de atração, seleção, entrevista e contratação de novos talentos. Esse procedimento pode ser realizado tanto internamente, abrindo as vagas para os colaboradores que já fazem parte da empresa, como externo, quando os profissionais são buscados no mercado de trabalho.
O planejamento escolar é um plano elaborado periodicamente para definir as atividades futuras da escola. No entanto, além das questões que podem parecer meramente burocráticas — como distribuição dos conteúdos pela grade de horários, definição das turmas, elaboração do calendário escolar, etc.
O Planejamento Curricular tem por objetivo orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula. ... A função mais imediata que os professores devem realizar é a de planejar ou prever a prática do ensino.”