SObre as três formas de excreção que podem ocorrer no corpo humano, podemos afirmar que são fezes, urina, suor.
A secreção tem caráter interno, ou seja, é a expulsão dentro do corpo dos produtos das glândulas internas. Em resumo, a secreção acontece dentro do próprio corpo, entrando na corrente sanguínea. A Excreção é a eliminação para o meio externo de substâncias que encontram-se internamente no corpo.
Em fisiologia, a secreção é o meio através do qual as células descarregam substâncias que produziram internamente para o meio externo. Nos seres humanos e animais, a secreção serve como o meio que o corpo possui para lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras.
As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas. As mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo, glândulas salivares.
Às vezes, a causa da secreção é outra infecção, inclusive doenças sexualmente transmissíveis (por exemplo, gonorreia ou infecção por clamídia). Geralmente, as infecções vaginais são prevenidas por meio de bactérias protetoras, os lactobacilos, que normalmente estão presentes na vagina.
Para combater a tosse com catarro deve-se fazer nebulizações com soro, tossir para tentar eliminar as secreções, beber pelos menos 2 litros de líquidos e tomar chás com propriedades expectorantes, como o da casca da cebola, por exemplo.
Os pulmões estão alojados na cavidade torácica, um espaço onde também está o mediastino.