REDAÇÃO OFICIAL. É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Documento formal, que pode seguir formatos e regras específicas que variam caso a caso. Cuidados com a linguagem, correção ortográfica e gramatical. Identificação clara do destinatário e do tipo de ofício. Clareza e concisão na demanda ou comunicado.
A impessoalização da linguagem é uma técnica muito utilizada nos textos do tipo dissertativo-argumentativo, servindo para eliminar marcas de subjetividade do discurso. Você já deve saber que uma das características principais do texto dissertativo-argumentativo é a impessoalidade da linguagem.
Resposta. Resposta: Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
São características da redação oficial, EXCETO: A. prolixidade.
Escreva por extenso o dia, o mês e o ano. Por exemplo: "DATA: Cinco de Janeiro de 2016" ou "Data: 5 de Janeiro de 2016". Escreva o assunto do memorando. Seja específico e breve, para que os destinatários tenham uma boa ideia do que se trata o documento logo de cara.
Segue abaixo a estrutura básica textual dos memorandos:
De forma rápida e prática: Aprenda como fazer um memorando
Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.