O Alfabeto latino é usado na maioria das línguas indo-europeias, incluindo todas dos grupos românico, céltico, báltico e germânico (com a exceção do ídiche) e algumas do grupo eslavo. Geograficamente, isso inclui toda a Europa Ocidental, as Américas e boa parte da África Subsaariana e da Oceania.
Acredita-se que os latinos tenham adotado a variante ocidental do alfabeto grego no século VII a.C. a partir de Cumas, uma colônia grega no sul da Itália (Magna Grécia); este alfabeto latino arcaico era apenas um entre diversos alfabetos itálicos antigos que surgiram na época.
O alfabeto latino ou romano surgiu em meados do século 7 a.C. como adaptação ao etrusco. Os etruscos usavam o alfabeto grego, de onde derivam os caracteres representativos da língua latina, e o repassaram aos romanos.
Viagem pelos seis alfabetos do mundo
Nomes das letras e representações fonéticas
Nosso alfabeto é composto de 26 letras, e os algarismos que conhecemos possuem 10 símbolos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A combinação entre as 26 letras e os 10 algarismos determina milhares de placas diferentes.
«O alfabeto é formado por 26 letras, sendo 5 vogais, que são a, e, i, o, u e 21 consoantes, que são b, c, d... x, y e z.» ... Acerca dos sons da língua é que podemos falar de vogais, semivogais e consoantes. O mais que se pode dizer é que cinco das letras do alfabeto representam vogais.
O alfabeto completo é formado por vinte e seis letras, que podem ser representadas na sua forma minúscula ou maiúscula. São lidas da seguinte forma: a (á) b (bê)
O acordo prevê que nosso alfabeto passe a ter 26 letras - hoje são 23. Além das atuais, serão oficialmente incorporadas as letras k, w e y.
Resposta. Resposta: Os brasileiros têm desde o primeiro dia de 2009 o desafio de uma nova aprendizagem: adotar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Embora o prazo de adaptação seja de quatro anos, o mercado editorial já vem sofrendo o impacto das mudanças em 0,5% das palavras.
Paulo - Pasquale explica: O alfabeto volta a ter 26 letras - Até 1943, o nosso alfabeto tinha 26 letras.
2000 a. C.
Vamos lá: o k vem depois do j; o w vem depois do v; o y vem depois do x. A sequência final do alfabeto é ... u, v, w, x, y, z. Na enciclopédia, onde se encontra o astrônomo alemão Kepler?
A instrução está na verdade se referindo à palavra alfabeto e não ao alfabeto inteiro; portanto a resposta é 6.
O alfabeto espanhol é composto pelas 26 letras provenientes do alfabeto latino e mais 3 letras (ch, ll e ñ) que o diferem do português.
Antes da entrada em vigor do acordo ortográfico, em janeiro de 2009, nosso alfabeto era composto por 23 letras, pois as letras k, w e y eram consideradas estrangeiras. Exemplos: Karen, Kátia, Washington, William, Wilson, Yuri, Darwin - darwinismo, Byron - byroniano. Exemplos: Kuwait - Kuaitiano, Malawi - malawiano.
1- A. , 2-B. , 3-C. , 4-D. , 5-E. , 6-F , 7-G. , 8-H. , 9-i. , 10-J. , 11-K. , 12-L. , 13-M. , 14-N. , 15-O. , 16-P. , 17-Q. , 18-R. , 19-S. , 20-T.
A letra que está faltando é o "ç" (cedilha). O enunciado apresenta o alfabeto completo, o que faz com que as pessoas se confundam e tentam responder por algum caractere especial. Todavia, a letra que está faltando é o "ç", sendo que ela não faz parte do alfabeto formal brasileiro.
As letras que o compõem são: a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z. Sendo assim, faltam duas letras no enunciado da questão: as letras "g" e "h".
Letra R A letra R (erre) é a décima oitava letra do alfabeto português e é também a décima quarta consoante.
q sm. Décima sétima letra do alfabeto.