Quais so as leses periapicais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.
O que causa a lesão periapical?
A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.
O que é tratamento periapical?
A cirurgia periapical é uma abordagem para tratar lesões não cicatrizantes. O objetivo, portanto, é de conseguir a regeneração dos tecidos que circundam o ápice da raiz de um dente.
O que é uma lesão Radiolúcida?
De modo geral, as lesões radiolúcidas representam áreas de destruição óssea e as lesões radiopacas, inversamente, constituem afecções de condensação de tecido mineral.
O que significa lesão periapical no dente?
Lesão apical ou periapical ocorre na região do ápice do dente , ou seja , na ponta da raiz . Caracteriza-se no Rx como uma região escurecida, geralmente de forma arredondada que significa perda de estrutura óssea . O tratamento de canal ou retratamento é indicado na maioria dos casos .
O que é uma periapical?
A radiografia periapical ou RX periapical é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatómicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.