Folclore
Lenda das Varas do Espírito Santo
Uma das mais expressivas manifestações culturais de Mato Grosso, o cururu é um folguedo popular autêntico, dos mais antigos de Cuiabá, podendo se apresentar como roda de cantoria e dança e que é realizado tanto em festas religiosas, como profanas. ... Mas nem sempre o cururu é cantoria.
A Cultura de Mato Grosso tem influências variadas de origem africana, portuguesa, espanhola, indígenas e chiquitana. Estas variações ganham expressão em danças, cantos e festivais folclóricos em diferentes localidades e regiões do estado.
A música e a culinária são os principais componentes da 'genética' cultural de Mato Grosso do Sul. ... A identidade do Estado afirma-se ao sabor da gastronomia, das produções musicais, artesanato indígena, artes plásticas, festas populares e danças.
Expressões culturais Talvez as mais conhecidas entre as manifestações culturais de Mato Grosso sejam o Cururu, uma espécie de desafio de rimas de origem religiosa, e o Siriri, dança acompanhada de cantoria.
Cultura - mt.gov.br. A dança e a música de Cuiabá tem influências de origem africana, portuguesa, espanhola, índigenas e chiquitana. É um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos.
O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado. ... O Espírito Santo também tem um rico patrimônio histórico-cultural.
Resposta: É Bem Mato Grosso é um programa que dá espaço para todos os ritmos musicais. Já recebemos no nosso palco o sertanejo raiz, sertanejo universitário, forró, MPB, pagode, samba, rock, o nosso rasqueado, lambadão, e muitos outros estilos.
E uma das canções mais representativa do estado, 'É Bem Mato Grosso', composição fruto da parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, tornou-se uma ideia que posteriormente amadureceu em um lindo projeto- o programa É BEM MT, exibido aos sábados na TV Centro América.
Pescuma
A dança e a música de Cuiabá possuem influências de origem africana, portuguesa, espanhola, índigenas e chiquitana. É um conjunto muito rico de combinações que resultou no rasqueado, siriri, cururu e outros ritmos.
Em Campo Grande, é comum o gênero polca-rock, com ritmos da fronteira, como a polca-paraguaia, o chamamé, a guarânia, o rasqueado e outros movimentos musicais que englobam o 3/4. Além dessas, ainda temos muito para falar sobre o multifacetado Mato Grosso do Sul, que tem cerca de 38 danças típicas.
Conheça as danças típicas do Mato Grosso
Os instrumentos principais que dão ritmo às músicas e danças são: a viola de cocho, ganzá e mocho. ... • Cururu. Música e dança típica de Mato Grosso.
viola de cocho
Danças folclóricas são formas tradicionais de danças recreativas do povo. ... Algumas danças, como as primitivas, são de roda, pois nelas os participantes fazem roda, ficando o dançador ou o par no centro, como no caso do samba de roda ou batuque.
As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.
Danças regionais pelo Brasil
Na região norte, por exemplo, encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil.
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
Região Sul
De origem polaca, a Mazurca é dançada em todos os estados da região Sul. É caracterizada por um ritmo rápido e envolvente entre casais distribuídos pelo palco. O estilo da dança surge como uma mescla entre elementos rancheiros e de dança de salão, sempre acompanhado por violinos e gaitas gaúchas.
As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.