Consequências da Guerra da Coreia A manutenção da divisão em Norte e Sul continuou com o clima de tensão e atritos fronteiriços que permanecem até hoje. A Coreia do Norte contou com ajuda soviética e chinesa, mantendo-se ligada aos países do bloco socialista.
Até 1945 a Coreia era um território de domínio japonês, quando o Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e assinou a sua rendição, os EUA e a ex-URSS naquele momento as principais nações mundiais, concederam então autonomia e soberania aos coreanos e a Coreia.
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
118.
A Guerra da Coreia foi um conflito armado que aconteceu entre 1950 e 1953 entre a República da Coreia, ou Coreia do Sul, e a República Popular Democrática da Coreia, ou Coreia do Norte.
37.
Coreia
25 de junho de 1950 – 27 de julho de 1953
A Guerra da Coreia foi um conflito que aconteceu entre 1950 e 1953 entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul e iniciou-se quando as tropas norte-coreanas ultrapassaram a fronteira que separa as Coreias, dando início à invasão da Coreia do Sul.
A divisão da Coreia em Coreia do Norte e Coreia do Sul resulta da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial de 1945, terminando o domínio colonial de 35 anos do Japão na Coreia.
A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem em estado de tensão desde a Guerra da Coreia, conflito ocorrido em meio ao contexto da Guerra Fria. ... Por trás das suas hostilidades que se presentaram durante a Guerra da Coreia (1950-1953), as duas Coreias firmaram um armistício, mas nunca chegaram a assinar um acordo de paz.
Após a Segunda Guerra Mundial e a partir da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois países ao longo do paralelo 38 (agora a Zona Desmilitarizada Coreana). ... Desde o fim da Guerra da Coreia, a reunificação tornou-se um desafio maior à medida que os dois países se tornaram cada vez mais divergentes.
Elas representaram, basicamente, a divisao do mundo capitalista do comunista, pois em os casos as guerras ocorreram entre um pais capitalista (Coreia do sul, vietna do sul) e outro comunista (coreia do norte, vietna do norte) (Estados Unidos e Uniao Sovietica) apoiando o lado capitalista e comunista respectivamente.
A participação americana e a motivação ideológica do conflito são consequências das tensões da bipolarização do período da Guerra Fria, no qual as ideologias do comunismo e do capitalismo disputavam a hegemonia do mundo. ... Após anos de guerra, acredita-se que de 1,5 milhão a 3 milhões de pessoas tenham morrido no Vietnã.
No contexto da Guerra Fria a Guerra da Indochina foi um dos golpes fatais pro decadente imperialismo europeu, no caso francês, e deu espaço, na Guerra do Vietnã, pro já consolidado depois da Segunda Guerra imperialismo estadunidense.
A mudança na postura dos Estados Unidos deu-se por causa da insatisfação com a incapacidade do governo sul-vietnamita de combater as tropas comunistas. A participação efetiva dos Estados Unidos no conflito ocorreu após o Incidente do Golfo de Tonquim, em agosto de 1964.
Resposta. Resposta: Podemos apontar as semelhanças existentes entre a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã pelo fato de que ambas foram formas dos Estados Unidos e da União Soviética combaterem de forma indireta, tratando-se de guerras "fantoches", onde o objetivo era vencer o adversário politicamente.
Desfecho da Guerra do Vietnã Depois que as tropas norte-americanas saíram do Vietnã, a situação dos sul-vietnamitas ficou desesperadora, e eles foram derrotados rapidamente. Em 1975, Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi conquistada, e a guerra encerra-se com a unificação do Vietnã sob o comando do governo comunista.
1 de novembro de 1955 – 30 de abril de 1975
Resposta: A guerra da Coreia terminou sem um vencedor, com a consequente divisão da Coreia em duas. Já a guerra do Vietnã terminou com a vitória dos comunistas do Vietnã do norte.
Milhares de vietnamitas fugiram rumo a países estrangeiros. As consequências para os Estados Unidos também foram desastrosas. ... Os estadunidenses perderam cerca de 50 mil soldados ao longo do conflito e arcaram com um prejuízo de 200 bilhões de dólares. Estima-se que o número de vietnamitas mortos seja de até 3 milhões.