EQST

Quais So As Caractersticas Da Religio Na Grcia Antiga?

Quais são as características da religião na Grécia antiga?

Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.

Qual era a religião dos romanos?

A religião da Roma Antiga foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.

Quais características importantes da sociedade ateniense?

A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos. Com a aquisição de riquezas, em virtude da exploração colonial, Atenas tinha como principal fundamento da cidadania a posse da terra.

Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense *?

1- Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra. 2- Os atenienses valorizavam muito a democracia, as demonstrações artisticas e a filosofia. 3- Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive os escravos, mulheres e crianças.

Como era dividida a sociedade espartana?

Em Esparta a sociedade era estamental, ou seja, dividida em camadas sociais onde havia pouca mobilidade. ... Esta camada social era composta por políticos, integrantes do exército e ricos proprietários de terras. Só os esparcíatas tinham direitos políticos. Periecos: eram pequenos comerciantes e artesãos.

Como era a divisão social espartana?

A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...

Como era a vida na sociedade espartana?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Como era a oligarquia espartana?

Que governava de fato a cidade eram os membros da gerúsia, conselho formado por anciãos das famílias mais ricas de Esparta. Cinco magistrados, os éforos, executavam as decisões da gerúsia. Por isso, o governo espartano é chamado de oligárquico, ou seja, governo exercido por uma minoria.

Como era a educação dos cidadãos espartanos?

Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. ... Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas.