Quais so as caractersticas da obra Os Sertes? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A obra possui um caráter crítico e realista nunca antes abordado por um literato do Brasil, donde Euclides por meio de uma linguagem cientificista recrimina o nacionalismo e ufanismo exacerbado da sociedade brasileira da época, mostrando a face cotidiana e realista do país e das pessoas que o compõem.
Qual é a importância da obra Os Sertões?
Esse livro é considerado uma obra-prima brasileira, sendo já de domínio público. Além de seu valor literário, é, para muitos, o precursor do pensamento sociológico no Brasil. Em 1966, já havia mais de 800 artigos científicos estudando o livro. Consequentemente, ele mantém sua importância até hoje.
Quais as principais características das obras de Euclides da Cunha?
Euclides da Cunha foi convidado a cobrir a Guerra de Canudos, o que resultou em sua obra-prima: Os sertões. Muitas vezes chamado de barroco científico, pela opulência das imagens e pelo uso acentuado de oposições e contrastes, o texto de Euclides da Cunha é uma verdadeira engenharia da palavra.
Por que a obra Os Sertões é considerada Pré-modernista?
Os Sertões dá início ao que se chama de Pré-Modernismo na literatura brasileira, revelando, às vezes com crueldade e certo pessimismo, o contraste cultural nos dois “Brasis”: o do sertão e o do litoral.
O que mudou no autor com a campanha de Canudos?
Enviado como correspondente ao nordeste da Bahia pelo jornal O Estado de S. Paulo, o autor passou quase dois meses observando de perto o conflito de Canudos. ... O racismo é especialmente latente nessa parte da obra e o autor reafirma diversas vezes que o “mestiço” seria uma raça biologicamente inferior às outras.