→ Regras escritas que regulam as condutas de funcionários em todos os níveis de organização; → uma separação entre as tarefas dos funcionários e suas vidas privadas; → Utilização de recursos financeiros que não são de propriedade dos indivíduos.
O caráter formal diz respeito à estrutura das Constituições, ou seja, o documento escrito que contém as normas, e o caráter material diz respeito ao conteúdo constitucional.
O princípio constitucional da moralidade administrativa, ao impor limitações ao exercício do poder estatal, legitima o controle jurisdicional de todos os atos do Poder Público que transgridam os valores éticos que devem pautar o comportamento dos agentes e órgãos governamentais”.
Aqui, apresentamos outro conceito: o da burocracia como solução para que as organizações evitem arbitrariedades. Estamos nos referindo ao termo cunhado pelo sociólogo, cientista político e economista Max Weber (1864-1920).
A um negociante e funcionário do governo francês do século XVIII, Jacques Claude Marie Vincent, Seigneur de Gournay (1712-1759, economista), atribui-se a criação do termo bureaucratie, por volta de 1740. ... Às vezes ele se referia a isso como uma quarta ou quinta forma de governo, com o nome de burocracia."
Burocracia: termo derivado do latim e do francês que significa escritório. ... Com tantas tarefas intermediárias entre a jornada de trabalho, vida pessoal, cuidados com saúde e lazer é normal que serviços burocráticos sejam sempre deixados por último.