Iemanjá, possui vários nomes: sereia do mar, princesa do mar, rainha do mar, Inaé, Mucunã, Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Sereia, Maria, Dona Iemanjá; dependendo de cada região, mas sua origem vem da África.
Verger, são conhecidos os seguintes avatares ou qualidades de Iemanjá: Assabá, que é manca e está sempre fiando algodão; Assessu, muito voluntariosa e respeitável; Euá ; Iamassê, mãe de Xangô; Iemowo, mulher de Oxalá; Olossá, que é o nome de uma lagoa africana; e Ogunté, casada com Ogum Alabedé.
Pegue cinco ou oito rosas brancas (números de Iemanjá e Oxum), perfume de alfazema, fitas com as cores da harmonia (azul, amarelo, rosa, branco e verde), espelho, talco, sabonete e bijuterias. Forre uma cesta com papel celofane, amarre uma fita no cabo de cada flor e jogue um pouco de talco e de perfume por cima.
Iemanjá Ogunté: Considerada a nova guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro (Alagbedé) e mãe de Ogum Akorô e Oxóssi. O nome significa aquela que contém Ogum. Vive perto das praias, no encontro das águas com as pedras.
Iemanjá é um orixá de grande poder e importância ao ter o seu nome diretamente ligado à origem de várias divindades que compõem o universo religioso afro-brasileiro. ... Ela passou a representar as águas e Aganju foi a divindade responsável pelo controle das terras.
Comida :Ebô de milho branco com azeite doce ou mel, peixe cozido com pirão de farinha de mandioca, arroz cozido doce enfeitado com fatias de maça, manjar de maizena, canjica cozida branca e refogada com camarões e cebola com azeite de oliva, peixe de água salgada, ebo pupá, Eko e acaçá.
Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó). Ela dança com um leque de metal branco nas mãos e suas danças imitam o movimento das ondas, dobrando e endireitando o corpo.
Orixás e Frutas
2 – MODO DE PREPARO
IEMANJÁ - Arroz com Mel e Manjar Branco.
Saudação ao orixá Iemanjá
Manjar para Iemanjá
O que colocar no barquinho de Yemanjá
Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola. Não ter em casa penas de pavão (tiram a sorte).
Quizilas de Iemanjá: Banana-figo, peixe de pele, inhame, uva branca. Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo. Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.
Filhos de Xangô não podem comer quiabo, nem comer camarão sem retirar a cauda e os espetos da cabeça do camarão.
E disse a Oxum: “Não chore mais Oxum, tuas lágrimas se cravam em meu coração. Rainha foi e rainha voltará a ser por graça de Olofin. ... Essa é a causa pela qual as filhas de Oxum e Iemanjá devem evitar cortar muito os cabelos.
Iemanjá pode ser invocada para ajudar durante o parto, pois é a deusa da fertilidade. É a protetora dos bebês e das gestantes, ela é a eterna mãe. Iemanjá é a padroeira dos amores, é muito solicitada em casos de paixões conflituosas, tudo pode ser conseguido caso ela consinta.
A relação com eles pode ser carinhosa, mas nunca esquecendo conceitos tradicionais como respeito e principalmente hierarquia. São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo.
As filhas de Iemanjá são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (Omulú). São possessivas e muito ciumentas. São pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus. São pessoas fortes, rigorosas e decididas.
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde "Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)".
Os filhos de IEMANJÁ VELHA com OXALÁ são reservados e discretos, sérios e justos, comunicativos e possuem instinto maternal. São caseiros e demoram a confiar nas pessoas. Gostam de conforto e são caprichosos e ciumento com as pessoas que estimamo e com seus objetos pessoais.
Os filhos de oxalá se apegam muito às pessoas e têm o sonho de tornar o mundo um local melhor para se viver. Com seu jeito calmo, escrupuloso e honesto, tenta pregar aos outros o que é certo e como isso pode contribuir para um mundo melhor.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.