a) tipo "H" - elos fusíveis de alto surto, com alta temporização para corrente elevadas; b) tipo "K" - elos fusíveis rápidos tendo relação de rapidez variando entre 6 (para elo fusível de corrente nominal 6A) e 8,1 (para elo fusível de corrente nominal 200A); c) tipo "T" - elos fusíveis lentos tendo relação de rapidez, ...
Categoria de emprego dos fusíveis
Os Elos Fusíveis são partes essenciais de um sistema de distribuição de energia elétrica, impedindo a ocorrência de curto-circuitos e sobre-correntes que podem causar sérios danos a rede elétrica.
O elo fusível é montado dentro do cartucho e é composto de um elemento metálico que na passagem de uma corrente elétrica elevada, funde-se dentro de um intervalo de tempo determinado.
Elos fusíveis tipo expulsão para circuitos de distribuição de energia, tem como função a proteção dos equipamentos em caso de sobre correntes e curtos-circuitos. São utilizados em conjunto com as chaves fusíveis.
O Dimensionamento: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A. Desta forma a corrente de INRUSH não será capaz de danificá-lo. Na duvida consulte o fabricante.
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
O dispositivo antiqueda de cartucho é um material de segurança para trabalho em altura usado pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica e também pelas empresas privadas que trabalham no ramo elétrico, para fazer trabalhos de manutenção para remoção de cartucho em chave fusível, evitando que o mesmo caia.
Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito.
Fusível - vidro - 30 amperes - cada (unidade)
O fusível de vidro é descrito como um cilindro vazio, exceto pela existência do elo fusível. Eles são empregados na proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuitos em circuitos eletrônicos, filtros de linha, estabilizadores de tensão, no-breaks e porta fusíveis veiculares.
O ideal é você colocar o fusível da mesma amperagem do original que no caso é 7 A. Qual é o modelo do filtro? O fusivel que você colocou precisa de uma carga maior para queimar, aumentando as chances de danificar o que esta conectado ao filtro. O ideal é colocar um com a mesma amperagem.
Com a queima do fusível a corrente elétrica que chega aos equipamentos é interrompida. O nome filtro de linha é dado a este aparelho pois sua principal função é filtrar altas frequências e ruídos da rede elétrica nocivas aos equipamentos elétricos mais sensíveis como computadores, rádios e televisores.
Localize a gaveta onde está “escondido” o fusível, geralmente fica na parte frontal perto da luz que indica se o filtro de linha está ligado; Para que serve o estabilizador? Pronto! Seu filtro de linha está com um fusível novo no lugar do queimado que estava antes.
Fusível Microondas Cerâmico 20 A Amperes.
Fusível 20A 110V para Microondas - 4231.
Os fusíveis protegem dispositivos eletrônicos no carro. No caso de uma sobrecarga, ele irá explodir para que a corrente elétrica excedente não atinja o equipamento.