a cabeça (crânio e ossos da face) a coluna vertebral e as vértebras. o tórax (costelas e esterno) o osso hioide.
Ossos do Corpo Humano
O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo.
Ossos laminares Também são chamados de ossos planos ou chatos e fornecem proteção. São formados, geralmente, por duas lâminas de tecido compacto quase paralelas e separadas por uma camada de tecido esponjoso, caracterizando-os como finos e compactos ossos do corpo .
Tipos de ossos Quase todos os ossos do corpo podem ser classificados em 4 tipos, de acordo com a sua forma: Longos – mais compridos do que largos. Por exemplo, ossos da perna, braços, antebraços e dedos; Curtos – aproximadamente mesmo comprimento e largura.
A classificação dos ossos mais utilizada é aquela que leva em consideração a morfologia dos ossos, agrupando-os de acordo com a predominância do comprimento, da largura ou da espessura. Sendo assim, os ossos são classificados em longos, curtos, laminares, irregulares, pneumáticos e sesamóides.
São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal.
6- Pneumáticos: São ossos ocos com cavidades cheias de ar, apresentando baixo peso em relação ao seu volume (ex: maxila e esfenóide). No crânio esses ossos geralmente estão diretamente relacionados aos seios paranasais.
Periósteo: camada mais externa que envolve o osso. Osso compacto: parte mais rígida do osso que lhe garantem resistência. Osso esponjoso: camada menos densa. Canal medular: cavidade presente nos ossos longos onde se localiza a medula óssea.
O osso trabecular está presente principalmente nas vértebras, crânio, pélvis e porção ultradistal do rádio; já o osso cortical predomina nos ossos longos, colo femoral e rádio distal. O osso trabecular apresenta maior metabolismo, sendo, portanto, mais suscetível às alterações da massa óssea (3,6).
Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue. As plaquetas são células que participam do processo de coagulação.