A primeira constituição foi a de 1824 feita por Dom Pedro I. A Revolução Pernambucana teve papel central na renúncia e enfraquecimento de Dom Pedro I. A Guerra da Cisplatina foi contra a Argentina pelo território do Uruguai. Dom Pedro I renunciou em 6 de abril de 1831.
Primeiro Reinado
Dom Pedro II reinou no Brasil de 1831 a 1889. Seu extenso reinado foi marcado pela consolidação política do império, integração nacional e conflitos, como a Guerra do Paraguai. Um acontecimento marcante na história do Segundo Reinado foi a Guerra do Paraguai, conflito travado entre 1864 e 1870.
Resposta. Resposta:Este período caracterizou-se por ser de transição, marcado por uma grande crise econômico-financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.
Resposta. Resposta: Funcionando como um espelho invertido da monarquia parlamentar britânica, o “parlamentarismo às avessas” do Segundo Reinado tornava o parlamento brasileiro submisso ao poder e aos interesses políticos do imperador D. Pedro II.
Resposta: No primeiro reinado a economia brasileira continuou baseada em uma produção essencialmente Agrícola voltada para o mercado externo.
A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos.
A economia do Segundo Reinado foi baseada essencialmente na produção cafeeira, que auxiliou ainda a modernização de parte do Brasil. O Brasil nas primeiras décadas de sua independência sofreu uma grave crise econômica, resultado da decadência da mineração e da produção de açúcar.
A economia do Brasil era extremamente diversificada no período pós-Independência, mas foi necessário um grande esforço por parte do governo monárquico para realizar a transmutação de sistema econômico puramente escravocrata e colonial para uma economia moderna e capitalista.
Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.
Houveram poucas mudanças sociais e politicas após a Proclamação da Independência. Assim permaneceram sem alteração: escravidão. taxas e impostos elevados.
Após o grito de independência, houve guerras de independência em algumas partes do Brasil. D. Pedro foi aclamado e depois coroado imperador do Brasil, tornando-se d. Pedro I e iniciando o Primeiro Reinado.
O que permaneceu após a Independência do Brasil foi a escravidão, que só foi abolida no Segundo Reinado pela filha do então imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel no ano de 1888.
Pedro recebe uma carta onde se lia que os seu poderes como regente tinham sido anulados e onde era ordenado o seu regresso a Portugal. Nesse dia estava D. Pedro na zona de São Paulo, junto ao Rio Ipiranga. Após ter lido a referida carta, mostrou a sua indignação gritando: 'Independência ou morte!
Outro significado da independência do Brasil foi o fim da exploração que a metrópole portuguesa realizava, pois havia um controle da economia, da política e do desenvolvimento do nosso território, que era sempre limitado pela Corte.
A proclamação da Independência brasileira, em 7 de setembro de 1822, foi um passo decisivo para o início da organização do estado brasileiro. "Significou soberania para que o país pudesse estabelecer suas normas políticas e sua administração pública.
Acontecimento ocorrido a 7 de setembro de 1822 que simboliza a independência do Brasil. ... Pedro IV), regente do Brasil, declarou o território definitivamente separado da metrópole, bradando "Independência ou morte!". O facto ocorreu nas margens do Rio Ipiranga.
Assim, no dia 7 de setembro de 1822, há exatamente 198 anos atrás, Dom Pedro I gritou às margens do rio Ipiranga “independência ou morte”. E foi a partir da famosa frase que a independência do país foi declarada, transformando-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
Com as famosas palavras "Independência ou Morte", D. Pedro I decretou o fim do domínio português no território brasileiro. Apesar da autonomia política, o Brasil, contudo, ainda era dependente economicamente de potências como a Inglaterra.
Foi D. Pedro I quem proclamou a independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, com o famoso grito: “independência ou morte!”. ... Ou seja, a independência foi a proclamação de independência do Brasil, a morte seria você morrer sendo dependente. Assim formando o Brasil, e não foi D.
Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, ocorreu um evento que ficou conhecido como o Dia do Fico, em que Dom Pedro decidiu continuar no Brasil e falou aquela famosa frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!”.
Junto às margens desse curso d'água é que simbolicamente foi declarada a Independência do Brasil pelo então príncipe e herdeiro do trono de Portugal, Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.
Joaquim José Inácio, Visconde de Inhaúma (Lisboa, 1 de agosto de 1808 — Rio de Janeiro, 8 de março de 1869) foi um oficial naval, político e monarquista do Império do Brasil. Nascido no Reino de Portugal, sua família se mudou para o Brasil dois anos depois.