Plexo nervoso
Plexo nervoso é importante, pois, levam as ligações nervosas ao seu destino. O nosso corpo possui 04 plexos: Braquial: Leva ligações nervosas ao peito, ombro, antebraço e mão.
O plexo lombar forma nervos que se dirigem para a parte inferior do tronco e para os membros inferiores. ... Nervo femoral: origina-se dos ramos anteriores de L2, L3 e L4. Desce para a coxa lateralmente ao músculo psoas maior. Inerva os músculos: quadríceps femoral, articular do joelho, pectíneo e sartório.
Distúrbios do plexo braquial ou lombossacral podem causar distúrbios dolorosos sensorimotores nos membros correspondentes. Como diversas raízes nervosas se inter-relacionam no plexo (ver figura Plexos), o padrão dos sinais e sintomas não segue o território de cada raiz ou nervo.
Nesta parte, abordaremos a respeito da origem, trajetória e inervação dos principais nervos provenientes desse plexo, a saber: nervos ilio-hipogástrico, ilioinguinal, genitofemoral, cutâneo femoral lateral, femoral e obturatório.
O plexo sacral é formado pelo tronco lombossacral, ramos ventrais do primeiro ao terceiro nervos sacrais e parte do quarto, com o restante do último unindo-se ao plexo coccígeo. O ramo anastomótico de L4 se une ao L5 constituindo o tronco lombossacral.
Este plexo está situado na parte posterior do músculo psoas maior, anteriormente aos processos transversos das vértebras lombares. É formado pelos ramos ventrais dos três primeiros nervos lombares e pela maior parte do quarto nervo lombar (L1, L2, L3 e L4) e um ramo anastomótico de T12, dando um ramo ao plexo sacral.
Os glúteos são os músculos que se localizam logo acima da coxa e abaixo da cintura, na porção posterior de um ser humano.
A principal causa de dor glútea é a compressão do nervo ciático. Este nervo pode ser comprimido por estruturas ósseas, vasculares, cicatrizes ou músculos e tendões. A causa mais comum é anormalidade no músculo piriforme, presente em 15 % da população.