A Assistência de Enfermagem com Pacientes Portadores de P.C. A assistência de enfermagem para pessoas com paralisia cerebral deve ser prestada de forma coerente. As ações da enfermagem devem transmitir aceitação, afeição, amizade e promover na criança um sentimento de confiança.
Com isso, Os cuidados de enfermagem para crianças portadoras de mielomeningocele e hidrocefalia são complexos e visam prevenir qualquer complicação do quadro clínico da criança. Denota-se que é importante o profissional se manter informado e capacitado sobre as possíveis complicações apresentadas pelas crianças.
A hidrocefalia é uma doença na qual ocorre um aumento da quantidade de líquor no cérebro, que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
As derivações são dispositivos de drenagem valvular unidirecional, implantados cirurgicamente e utilizados em pacientes com hidrocefalia.
A derivação ventrículo peritoneal (DVP) consiste em um sistema de drenagem liquórica da cavidade ventricular para a peritoneal, conectado por uma válvula.
A PIC está diretamente relacionada ao volume no crânio. Uma elevação acima do normal pode causar uma redução no fluxo sangüíneo, resultando em isquemia ou lesão estrutural, decorrente de compressão ou atrito do tecido cerebral com o crânio, causando complicações secundárias.