Jogos para desenvolver o raciocínio lógico
Sequência Lógica
Como melhorar seu raciocínio lógico
Os jogos também são outra forma de estimular o pensamento lógico das crianças, pois também as colocam diante de um problema o qual elas precisam descobrir como resolver para dar sequência à história ou passar de fase.
Quais jogos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico?
Oferecer jogos de sequência lógica e de tabuleiro Eles exigem que a criança tenha a capacidade de identificar padrões e resolver situações. Desse modo, os jogos sequenciais são uma ótima opção para o desenvolvimento de competências.
Os Jogos de Raciocínio configuram e organizam espaços em que os jogadores atuam colocando em prática (e portanto, desenvolvendo) uma série de habilidades tanto cognitivas como socioemocionais.
Tetris, 2048, Sudoku ou Candy Crush Saga são alguns exemplos de jogos para estimular o cérebro, que melhoram a agilidade, memória e raciocínio, assim como melhoram a capacidades para tomar decisões e resolver enigmas rapidamente.
O Sudoku é, provavelmente, o jogo mais conhecido desta lista. Sem tabuleiro, é individual e pode ser jogado até mesmo online. Foi disseminado nos anos 2000 no Brasil como um passatempo capaz de desenvolver o raciocínio lógico e ensinar matemática.
1) JOGOS MOTORES: São jogos que exigem a participação ativa do corpo de sua totalidade, depende de recursos físicos como: velocidade, reflexão, agilidade, visão entre outros. Exemplo: pegador. 2) JOGOS SENSORIAIS: São jogos que ajudam a desenvolver os órgãos do sentido que são: audição, visão, paladar, tato, olfato.
Jogos de regras – São mais indicados à partir dos 5 anos, porém se desenvolve principalmente na fase dos 7 e 12 anos. São classificados em jogos de exercício sensórios motor, o futebol e intelectual, o xadrez. O que caracteriza o jogo de regras é existência de um conjunto de leis impostas pelo grupo.
De acordo com Ferreira (2003) os jogos são classificados da seguinte forma: ... a) Grandes jogos: são os jogos que têm grande número de participantes e que é muito difícil de controlar. b) Pequenos jogos: são aqueles que os participantes precisam demonstrar velocidade, destreza e força.
Pequenos – regras fáceis e em menor quantidade, menor nº de participantes e locais restritos; Médios – com regras pré – estabelecidas, em locais maiores como quadras ou piscina; Grandes – com regras pré – estabelecidas e complexas, em maior quantidade e em locais grandes e abertos, com maior nº de participantes.