Quais Foram As Mudanças Na Europa Feudal?

Quais foram as mudanças na Europa feudal

Os antibióticos têm vários mecanismos de ação, como: Inibição da síntese da parede celular. Aumento da permeabilidade da parede celular. Interferência na síntese proteica e no metabolismo do ácido nucleico e outros processos metabólicos (p.

Quais são os mecanismos de ação bacteriana?

Os principais mecanismos de resistência bacteriana conhecidos são: produção de enzimas que destroem ou modificam a ação dos antibióticos; redução da permeabilidade da membrana externa; sistemas de efluxo hiperexpressos (excreção de substâncias tóxicas); e.

Palavras-chave:

A principal consequência do sistema feudal foi a criação de grupos de comunidades muito localizados e que deviam lealdade a um senhor local específico, o qual exercia autoridade absoluta em seus domínios. Como os feudos eram, no mais das vezes, hereditários, implantou-se uma divisão de classes entre aqueles que possuíam terras e aqueles que as arrendavam. O sistema, na maioria das vezes, pesava a favor do soberano e quando um nobre morria sem herdeiros, sua propriedade voltava às mãos do monarca, que tanto as mantinha para si, como redistribuía para outro nobre. Os monarcas podiam distribuir terra com objetivos políticos, fragmentar uma propriedade de um nobre ou colocá-lo à distância da Corte. Tal sistema tornava difícil rastrear quem possuía o quê, fazendo-se necessário o uso de controles, como o Domesday Book de 1087.

(UEL-PR) “[...] o aumento demográfico, ocorrido do século XI ao XVI, permitiu a multiplicação da nobreza cada vez mais parasitária. Seus hábitos de consumo tornaram-se mais exigentes e maiores, o que determinava uma necessidade de renda cada vez mais elevada. Segue-se, pois, uma superexploração do trabalho dos servos, exigindo-se destes um maior tempo de trabalho [...]”.

Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.

Publicado


						Publicado

A administração por via oral propicia excelentes níveis séricos de muitos antibióticos e quase tão rapidamente quanto a administração intravenosa (IV). Contudo, a administração venosa de fármacos com apresentação oral disponível é preferível nas seguintes circunstâncias:

Outro golpe no sistema veio do repentino declínio populacional em consequência de guerras e pragas, particularmente a Peste Negra (com pico entre 1347-1352) e pelas revoltas dos camponeses (a mais famosa ne Inglaterra em 1381). Tais crises levaram a uma redução crônica na força de trabalho e o abandono das propriedades porque não havia ninguém para nelas trabalhar. O crescimento dos povoados e cidades também viu o trabalhador deixar o campo e encontrar melhor futuro e novas ocupações disponíveis ali.

Como era a sociedade feudal?

Partindo do topo da pirâmide social, o monarca – um bom exemplo é William, o Conquistador (reinado 1066-1087) que considerava todas as terras da Inglaterra como sua propriedade pessoal – podia doar uma parcela da terra (sem extensão fixada) a um nobre, o qual, em troca, viria a ser o vassalo desse monarca, isto é, ele prometeria lealdade e serviço quando fosse necessário, criando-se, portanto, uma ligação pessoal. O comum e necessário era o serviço militar. As obrigações militares incluíam combater no exército daquele monarca ou proteger os bens da Coroa, como os castelos. Em alguns casos, um pagamento em dinheiro (conhecido como scutage ou Jugada), que o monarca então usava para pagar soldados mercenários, podia ser oferecido ao invés do serviço militar. O vassalo recebia toda e qualquer renda pela terra, tinha autoridade sobre seus habitantes e podia passar os mesmos direitos para seus herdeiros.

“Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro [...].

O feudalismo foi o sistema político e econômico que prevaleceu na Europa Medieval.

O feudalismo foi o sistema político e econômico que prevaleceu na Europa Medieval.

Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso, passaram-se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias dos navios [...].”

Os fármacos escolhidos, considerando-se ou não os resultados de cultura, devem possuir um espectro de atividade o mais restrito possível, para controlar a infecção. Para o tratamento empírico de infecções graves que possam envolver qualquer patógeno (p. ex., febre em paciente neutropênico) ou múltiplos patógenos (p. ex., infecção mista por anaeróbios), é recomendável um antibiótico de largo espectro. Os microrganismos mais prováveis e a sensibilidade aos antibióticos variam de acordo com o local (na mesma cidade ou em um mesmo hospital) e podem mudar de um mês para outro. Deve-se obter os dados sobre a sensibilidade nos antibiogramas e utilizá-los para orientar o tratamento empírico sempre que possível. Os antibiogramas resumem os padrões de sensibilidade a antibióticos específicos regionais dos patógenos comuns aos antibióticos comumente usados.

Paciente muito gravemente enfermo, cuja perfusão do trato gastrintestinal pode estar prejudicada, ou mesmo quando um breve retardo com a administração oral puder ser deletério.

MICROBIOLOGIA - MECANISMOS DE AÇÃO DOS ANTIMICROBIANOS - PROF. ALEXANDRE FUNCK

O feudalismo medieval encontrava-se essencialmente baseado nas relações de ajuda recíproca e entre senhor e vassalo, mas à medida que este sistema se tornou mais complexo com o passar do tempo, consequentemente esta relação se enfraqueceu. Os senhores passaram a ter múltiplas propriedades e os vassalos puderam ser arrendatários de várias parcelas de terra o que acarretou uma confusão de lealdades até mesmo conflitantes, com cada pessoa escolhendo honrar o relacionamento que melhor lhe conviesse ou melhor atendesse suas necessidades.

Efeitos adversos requerem com frequência a interrupção do fármaco e sua substituição por outro antibiótico ao qual o patógeno seja sensível; em algumas ocasiões, esta alternativa não existe.

Resumo sobre o feudalismo

O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.

Antibióticos devem ser utilizados somente se houver evidências clínicas ou laboratoriais de infecção bacteriana. A utilização para doenças virais ou febres inespecíficas é inadequada na maioria dos casos; expõe o paciente a efeitos colaterais sem qualquer benefício e contribuindo para a resistência bacteriana.

Dependente da exposição: a quantidade do fármaco dada em relação à CIM (a quantidade do fármaco é a área em 24 horas sob a curva de concentração-tempo (AUC24); a razão entre AUC24 e CIM correlaciona-se melhor com a atividade antimicrobiana)

Como Citar

Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.

O omeprazol reduz a secreção ácida gástrica por meio de mecanismo de ação altamente seletivo. Este medicamento produz inibição específica da enzima H+/K+-ATPase (“bomba de prótons”) nas células parietais.

Outro tipo de relacionamento nas sociedades feudais, especialmente na Alemanha e França medievais, envolvia o alódio, uma propriedade inalienável, isto é, que não pode ser devolvida. Proprietários de um alódio ainda deviam alguma forma de fidelidade a um superior senhor local, mas o relacionamento não se baseava na propriedade da terra e, portanto, tal fidelidade era muito difícil de ser cumprida.

Quais as mudanças na sociedade feudal que provocaram a crise feudal?

Entre os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo podemos destacar a necessidade da nobreza em ampliar a arrecadação de dinheiro para custear os gastos públicos, o processo de urbanização que gerou a expansão do comércio, promovendo novas relações de trabalho, como o regime assalariado; e, principalmente, o ...

Quais foram as principais mudanças na Europa feudal no momento da transição da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média?

4) A transição da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média é marcada por uma série de inovações técnicas, e consequentemente, uma expansão das áreas cultiváveis e da agricultura, o que gera uma maior produção de alimentos e maiores trocas comerciais.

Quais as mudanças que houve na Europa com a crise da sociedade medieval?

Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se. As mudanças da Baixa Idade Média levaram ao fim do feudalismo e à centralização do poder real.

Quais foram as principais mudanças ocorridas nos territórios europeus no século XVI?

A expansão marítima europeia teve como principais mudanças a transferência de recursos, atualização mundial e cultural, e principalmente de expansão comercial.

Quais as principais consequências da crise do século XIV para a vida social e económica da Europa?

No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas. Como consequência, a fome voltou a perturbar os camponeses, favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade da população. ... A peste negra amedrontou a Europa e abalou a economia.

O que causou a crise na Europa no século XIV?

Causas: Peste negra, fome, miséria, afluxo de metais preciosos, Guerra dos Cem Anos (França X Inglaterra) e monopólio comercial das cidades italianas.

Quais as transformações sociais pelas quais a Europa estava passando?

Um dos principais efeitos disso foi o crescimento demográfico na Europa Ocidental, isto é, o aumento da população. Além disso, a Europa presenciou um certo renascimento comercial e urbano, isto é, o comércio ganhou força e as cidades começaram a crescer e ganhar mais expressão.

O que estava acontecendo na Europa no século 15?

Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna. ... Explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis levou à descoberta do continente americano e de uma rota, através do Cabo da Boa Esperança, até à Índia, isto na última década do século.

Quais foram as mudanças sociais?

A mudança social é a transformação da sociedade e do seu modo de organização. Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. ... Por isso, são ocorrências de mudanças sociais.

Qual o papel da tecnologia nas mudanças sociais?

Novas tecnologias possibilitam a interatividade com o mundo, facilitam o acesso à informação e influenciam como interagimos com outras pessoas. Assim, a tecnologia cria novas formas de comunicação e de tipos de relacionamentos sociais, tanto pessoais como profissionais.

O que mudou e o que permanece na nossa sociedade?

o que mudou foi o a forma se socializar um com os outros e a amizade entre muitos. e o que permanece é a cultura, hábitos, costumes e crenças. Explicação: ... Já seus hábitos e costumes sempre permanece nunca mudam, é muito difícil mudar, geralmente são acrescentados algumas coisas, mais nunca mudados.

O que mudou do passado para os dias atuais?

Uma série de mudanças ocorreu nos últimos tempos e transformou significativamente o mundo, entre elas: Campo social: crescimento populacional acelerado; concentração de renda e empobrecimento; desenvolvimento sustentável; feminização do mercado de trabalho.

Quais as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho?

As principais mudanças no mercado de trabalho atual

  • Aumento na comunicação. A imensa possibilidade de compartilhar ideias no ambiente empresarial é um dos pilares do mercado de trabalho atual. ...
  • Jornada flexível. ...
  • Mudança na postura de liderança. ...
  • Tecnologia e aplicativos.

O que são as condições de trabalho?

De um modo geral, as condições de trabalho abrangem uma ampla gama de tópicos e questões, desde o tempo de trabalho (horas de trabalho, períodos de descanso e horários de trabalho) até à remuneração, bem como as condições físicas e as exigências do foro mental existentes no local de trabalho.

O que é ter boas condições de trabalho?

A qualidade de vida no trabalho contribui para a melhoria da produtividade dos colaboradores, que ficam mais dispostos e motivados, além de aptos emocionalmente para entregar grandes resultados.

O que significa melhores condições de trabalho?

na pespectiva sociologia as melhores condições de trabalho se dá quando em primeiro plano as leis trabalhistas são respeitadas . ... para que as relações de trabalho torne-se melhore deve- se manter uma relação baseada na constituição federal afim de que não haja situação degradante ao trabalhador .

O que são condições ambientais de trabalho?

O Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) é um documento que apresenta as condições do ambiente de trabalho onde o funcionário exerceu função, possibilitando definir a necessidade de aposentadoria especial ou não.