A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. ... A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.
I ( ) A regra do octeto afirma que são necessários oito elétrons na camada de valência para que o átomo fique estável. II ( ) A camada de valência é a segunda camada eletrônica do átomo. III ( ) O cloro (Cl), da família dos halogênios, tende a ganhar dois elétrons para adquirir estabilidade.
A Regra do Octeto é quem estabelece o número de ligações que os átomos são capazes de formar. Estes , ligam-se uns aos outros para completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). ... No caso dos gases nobres eles seguem a regra do dueto e se tornam estáveis com 2 elétrons na sua camada de valência.
Assim, o Oxigênio adquire a estabilidade através dos dois elétrons compartilhados, assim como o Hidrogênio, que adquire mais um elétrons na camada de valência.
O berílio e o magnésio, por sua vez, possuem 2 elétrons na camada de valência. Logo, compõem a família IIA da Tabela Periódica.
Tem mais depois da publicidade ;) Podemos observar que o boro apresenta três elétrons de valência, estando dois no subnível s e um no subnível p. Quando um átomo de boro recebe energia do meio externo, os elétrons presentes na camada de valência absorvem essa energia, ficando excitados (movimentando-se demasiadamente).
O iodo é um elemento químico cujo símbolo é I, possui número atômico 53 (53 prótons e 53 elétrons) e massa atômica 126,9 u. Classifica-se como ametal do grupo dos halogênios (família 7A) na classificação periódica dos elementos, sendo o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo.
Elementos: Flúor, Cloro, Bromo e Astato.
O iodo é encontrado em quantidades variáveis nos alimentos e na água de beber, sendo que as fontes mais ricas são: sal marinho, peixes de água salgada e frutos do mar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau.