O comportamento resiliente se desenvolve através de oito áreas, que trabalhadas reduzem os riscos de doenças e traz benefícios ao ambiente de trabalho: autocontrole emocional, otimismo para com a vida, análise do ambiente, empatia, autoconfiança, leitura corporal, conquistar e manter pessoas e sentido de vida.
A resiliência – capacidade de enfrentar obstáculos da vida – é composta de sete fatores, sendo eles: administração das emoções, controle dos impulsos, otimismo, análise do ambiente, autoeficácia e alcançar pessoas.
Ou seja, a capacidade de uma pessoa lidar eficazmente com os problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas, transformando as experiências negativas em aprendizagens e oportunidades de mudança e crescimento pessoal.
Confira 7 passos para aumentar a resiliência:
Estar resiliente é aprender a desenvolver a capacidade de ser flexível e coerente diante de situações de elevado estresse, é possuir um sentido apurado da realidade, é acreditar que de uma maneira ou de outra é possível ter o controle sobre a situação e sobre os eventos da vida.
Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação. ... Pessoas com essas capacidades são consideradas pessoas resilientes.
Nos dias de hoje, ser uma pessoa resiliente é muito importante, afinal, a vida sempre tem seus altos e baixos, aqueles que conseguem lidar com isso positivamente saem na frente nos negócios e são mais felizes também, pois não se deixam abalar pelos problemas.
Os fatores de resiliência
A resiliência no trabalho, assim, diz respeito à capacidade que uma pessoa demonstra de adaptar-se e superar as situações adversas a que é exposta.
Como ser resiliente no trabalho?
A empatia no trabalho além de positiva, auxilia no desenvolvimento de habilidades entre os profissionais. Um líder que sabe ouvir e compreender o outro é capaz de ajudar no aprimoramento da atuação dos colaboradores, engajando e desenvolvendo toda a equipe de maneira que ela cresça junto.
Como aumentar sua empatia no trabalho