Quais As Trs Raças Que Deram Origem Ao Povo Brasileiro?

Quais as trs raças que deram origem ao povo brasileiro

Quando estudamos a população brasileira, devemos considerar a sua formação e diversidade étnico-cultural, os principais períodos de movimentação populacional, além das correntes migratórias internas e internacionais. Nesta aula, iremos abordar as origens e primeiros momentos da formação do povo brasileiro e as suas matrizes étnicas.

A formação do povo brasileiro ocorreu por meio da miscigenação de 3 grupos principais: indígenas, africanos e europeus.

O “cunhadismo” foi o modo como os tupinambás introduziram estranhos à sua sociedade. Isso porque, na época da colonização, a união com cônjuges não índios podia acarretar diferentes formas de inclusão e adaptação social dos indígenas. Poderia até mesmo causar a redefinição da condição étnica, social e civil da prole.

Contudo, a partir de meados do século XIX, a formação da população brasileira teve influência de muitos outros povos que imigraram para o país buscando melhores condições de vida.

Veja agora

Veja agora

Diferentemente de Gilberto Freyre (1900-1987), que acreditava que a miscigenação daqui teria o poder de corrigir a distância social entre a “casa grande e a senzala”, Ribeiro não via na mestiçagem, por si só, uma possibilidade de “democracia racial”.

Como já vimos acima, a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil e a implantação de atividades econômicas na colônia levaram os europeus a explorar a mão de obra nativa.

De estudante para estudante

Muitas vezes, esses imigrantes eram seduzidos por propostas enganosas e já chegavam aqui endividados, o que ficou conhecido como “escravidão por dívida”. Por fim, na região Sul, os imigrantes (portugueses, italianos, alemães, entre outros) frequentemente ganhavam a propriedade da terra, onde fundaram diversas colônias de povoamento.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio. Território e sociedade no mundo globalizado, Geografia geral e do Brasil, volume único. São Paulo: Saraiva, 2014.

Geledés. A história da escravidão negra no Brasil. . Acesso em: 20/05/2020.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Entre as correntes migratórias livres, a mais importante é, sem dúvida, a portuguesa. Uma grande quantidade de pessoas migrou de Portugal para o Brasil desde a colonização até as últimas décadas, espalhando-se por todo o território nacional.

Desde então, um intenso genocídio reduziu drasticamente essa população. As principais causas foram as doenças trazidas pelos europeus e as guerras e resistências frente aos colonizadores. Muitos povos sofreram também com o etnocídio ao adotarem hábitos dos colonizadores, como língua, religião e os modos de vida em geral.


Gilberto Freyre, a teoria das três raças e o mito da democracia racial

Entre 1532 e 1850, mais de quatro milhões de africanos foram trazidos de modo forçado para serem escravizados e tiveram sua entrada registrada nos portos nacionais. No entanto, é possível que um grande número de africanos não tenha sido registrado oficialmente e que o tráfico negreiro tenha sido ainda maior.

Nova Escola. As origens dos negros no Brasil. Acesso em: 20/05/2020.

Outras críticas ao mito da democracia racial e das três raças

O antropólogo também cunhou o termo “Nova Roma” para classificar o que seria o Brasil nesse processo de formação do povo brasileiro, através da desconstrução dessas três matrizes. No entanto, a “Nova Roma” tropical teria sido formada, lamentavelmente, “lavada em sangue índio e negro”.

Embora já existissem diferentes povos no atual território brasileiro há alguns milhares de anos, a população do Brasil como conhecemos começou a ser formada após a chegada dos portugueses. Ela é composta, principalmente, a partir de povos nativos ou indígenas, africanos e europeus.

De estudante para estudante

Vestibular UOL. Darcy Ribeiro e ‘O Povo Brasileiro’ – obra ainda é chave para entender a formação étnica e cultural do Brasil. Acesso em: 20/05/2020.

Um traço particular da formação do povo brasileiro, mesmo com toda essa mestiçagem, seria a presença grandes grupos socioculturais que, embora distintos, se complementariam. Por isso, ele classificou os grupos socioculturais da seguinte forma:

Também são a maioria entre as vítimas de homicídio e compõem mais de 60% da população carcerária do país. Os resquícios da escravidão também persistem nas diversas manifestações que o racismo assume em nosso país.

Quais são os povos que formaram o povo brasileiro?

São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. Povos indígenas: antes do descobrimento do Brasil, o território já era habitado por povos nativos, nesse caso, os índios.

Quais foram os três primeiros grandes povos que contribuíram para a formação da população brasileira?

A população brasileira é composta por três povos principais, mas muitos outros contribuíram para a formação de nossa população. Os povos principais são os povos africanos, que foram trazidos aqui como escravos, os povos nativos do continente americano e os portugueses.

Quais foram os principais povos que contribuíram para a formação do povo brasileiro?

Resposta. O povo nativo (índio) os portugueses e os africanos .

Quais foram os povos que contribuíram para a formação de Roma?

Antes de falarmos sobre a criação da civilização romana, devemos assinalar os diversos povos que contribuíram para a sua origem. Entre estes, destacamos os etruscos, úmbrios, latinos, sabinos, samnitas e gregos.

Quais os povos que não influenciaram na formação de Roma?

A alternativa correta, que cita um povos do qual Roma não sofreu influência e sua formação, é a LETRA D: Persas. A Roma antiga, em seu grande período de expansão, sofreu influência em sua formação por povos diversos que viviam na Península Itálica.

Por que há uma versão mitológica para a fundação de Roma?

Resposta. Resposta: Há uma versão mitológica para a fundação de Roma porque segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.

Que lições podemos aprender com a história do povo romano?

Os romanos levaram avanços significativos para os territórios ocupados – estradas, desenvolvimento urbano, arquitetura, regras de direito e princípios de higiene são alguns deles – benefícios que indubitavelmente fizeram diferença na história posterior da Europa Ocidental.

Quem eram os bárbaros e como eles influenciaram a queda do Império Romano Brainly?

Eles eram considerados não-civilizados e inferiores. Na questão apresentada, os bárbaros referem-se às tribos germânicas. Entre as várias tribos, algumas foram aliadas dos romanos, fizeram parte do exército, bem como depuseram o último imperador, no caso de Odoacro, líder dos Gogos.