As funções inorgânicas são os grupos de compostos inorgânicos que apresentam características semelhantes. ... As quatro principais funções inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. Essas 4 funções principais foram definidas por Arrhenius, químico que identificou íons nos ácidos, nas bases e nos sais.
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+). Um ácido é uma substância que doa um próton.
Em uma reação ácido base de Brønsted-Lowry, um ácido conjugado é uma espécie formada após a base aceitar um próton. Logo, uma base conjugada é uma espécie formada após o ácido doar seu próton.
Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
Para que a nomenclatura dos ácidos seja realizada, o primeiro passo é classificá-los em: hidrácidos ou oxiácidos. ... ácidos sem oxigênio: hidrácidos; • ácidos com oxigênio: oxiácidos.
Para nomear ânions monoatômicos, devemos acrescentar o sufixo -eto ou -ido ao nome do elemento precedido pela palavra “íon”. Exemplo: F- → íon fluoreto. Cl- → íon cloreto.
Nitric acid
Ácido nitroso
Ácido Fluorídrico
Ácido cloroso