Resumidamente, as principais funções dos pilares podem ser definidas como: Transmitir as solicitações da superestrutura aos elementos de fundação; Contribuir de forma significativa na estabilidade global da estrutura; Resistir às solicitações provenientes das ações horizontais na estrutura.
O ser humano é capaz de construir algo novo, diante disto, Jacques Delors (1999) apresentou quatro pilares para a construção de uma sociedade mais justa e humana, que ajudam as pessoas a adaptar-se aos novos tempos: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Tudo aquilo que cumpre uma função chave em um assunto pode ser considerado um pilar, ou seja, algo essencial e fundamental. Desta forma, o melhor jogador de um time ou o líder de um grupo são personagens de difícil substituição, portanto, são considerados o pilar da equipe.
Foi com base nessa definição que Ramon Luiz Moreira chegou aos sete pilares da qualidade de vida, são eles: alimentação, exercícios físicos, sono, trabalho, afetividade, sexualidade e lazer.
Quais são os 6 pilares da medicina do estilo de vida? Alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos.