Resposta. Resposta: O atilamento político do conde dos Arcos levou o rei a alforriar o território das Alagoas da tutela de Pernambuco, visando, talvez, o enfraquecimento da capitania turbulenta. A 16 de setembro de 1817, D. ... Era a emancipação da Política de Alagoas.
Constituiu-se em a Comarca de Alagoas em 1711, e foi desmembrado da Capitania de Pernambuco (Decreto assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI, em 16 de setembro de 1817), dada a importância de Alagoas para a Corte Portuguesa.
A separação de Pernambuco e a construção da identidade alagoana. Neste domingo, 16, a emancipação de Alagoas completa 195 anos. O desmembramento do território alagoano da capitânia de Pernambuco aconteceu num período em que o movimento contra a coroa Portuguesa se fortalecia em algumas regiões do país.
Há 196 anos a Comarca de Alagoas, que dependia administrativamente e politicamente de Pernambuco, era declarada emancipada pelo rei de Portugal, Dom João VI. A época era de movimentos revolucionários contra a coroa portuguesa por todo o Brasil.
Foi apenas em 1817, porém, que a Comarca de Alagoas se transformou em capitania, em consequência da Revolução Pernambucana, que pedia por um governo republicano, separado de Portugal. Como castigo aos pernambucanos insurgentes, o Império diminuiu o tamanho de seu território e, com isso, nascia a Província de Alagoas.
A independência do Brasil foi um processo iniciado a partir da Revolução Liberal do Porto, que levou ao rompimento entre Brasil e Portugal, no dia 7 de setembro de 1822. A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D.
No início do século 16, os franceses invadiram o que hoje é Alagoas. Em 1535, os portugueses a assumirão sob o comando de Duarte Coelho, curador do Capitão Pernambuco. Ele organizou duas expedições e visitou a área. Ele fundou algumas aldeias, como Penedo.
O território onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado. Em 1537, foram fundadas as ilhas de Igarassu e a própria Olinda.
cana-de-açucar
Pernambuco foi a mais rica capitania da América Portuguesa. A Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia foi uma das subdivisões do território brasileiro no período colonial. Sua Carta de Foral serviu de modelo aos forais das demais capitanias do Brasil.
No Brasil, o plantio da cana-de-açúcar (matéria prima das usinas) se iniciou em São Vicente, no ano de 1522, trazida da Ilha da Madeira, por Martim Afonso de Souza. Foi em Pernambuco, porém, que ela floresceu, encontrando condições ideais para seu desenvolvimento nas terras úmidas em massapê.
Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias. Os donatários ganhavam da Coroa Portuguesa a posse contínua das capitanias e recebiam também títulos de capitão e governador.
Em 1572, após da morte de Mem de Sá, a Coroa portuguesa, ainda percebendo inúmeras falhas na administração da Colônia, resolveu dividir a América Portuguesa em dois Governos-Gerais: o Governo do Norte e o Governo do Sul, que tinham como capitais Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente4.
Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.