EQST

Possvel Recorrer Para Manter O Resultado Mas Alterar A Fundamentaço Da Sentença?

É possível recorrer para manter o resultado mas alterar a fundamentação da sentença?

Mas existem dois casos em que é possível interpor recurso para que seja alterada a fundamentação da sentença, mantendo o seu resultado. ... Nesses casos, é interessante para o réu recorrer para alterar a fundamentação, pois a sentença fundada em outra razão se revestirá da coisa julgada, o que é mais favorável para o réu.

O que é o autor carecer de interesse processual?

Constatada a ausência de interesse processual o processo será extinto sem resolução de mérito. Por esse prisma, constitui condição de admissibilidade da demanda e não é objeto da pronúncia de mérito do juiz (Aldo Atardi, L'interesse ad agire, Padova, Cedam, 1958, ristampa dell'edizione 1955, p. 306).

Quando há falta de interesse processual?

Caso não haja interesse, o juiz deverá extinguir o processo sem resolver o mérito, como previsto no artigo 485, VI. O interesse processual, seja ele condição da ação ou não, é requisito para propositura da ação e/ou seu prosseguimento.

Quais são os pressupostos recursais?

Em geral, entende-se que os pressupostos genéricos são: a) intrínsecos (condições recursais): cabimento (possibilidade recursal), interesse recursal e legitimidade para recorrer; b) extrínsecos: preparo, tempestividade e regularidade formal.

São pressupostos recursais intrínsecos?

Pressupostos recursais intrínsecos são os pressupostos inerentes ao direito de recorrer, sendo considerados pressupostos de existência deste direito, pois na ausência do preenchimento de um dos deles, considera-se inexiste o direito de recurso. Estes são: ... Isto é: só será aceito o recurso que tenha previsão na lei.

Quais são os requisitos de admissibilidade recursais Extrinsecos?

Diante disto, os requisitos intrínsecos são: cabimento do recurso, legitimidade para recorrer, interesse em recorrer e inexistência de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer, já os extrínsecos seriam a tempestividade, regularidade formal e preparo.

Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

São pressupostos de admissibilidade de recurso a opção que apresenta todos no requisito intrínseco?

São pressuposto de admissibilidade de recurso, a opção que apresenta todos no requisito intrínseco: D) Regularidade Formal, Infungibilidade e Tempestividade. ... Tempestividade, Preparo, Regularidade Formal.

Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso?

Normalmente o recurso é interposto perante o órgão responsável pela prolação da decisão recorrida (juízo a quo), e posteriormente é repassada ao órgão responsável pela análise do mérito recursal (juízo ad quem). Assim, o juízo de admissibilidade, às vezes, é feito perante esses dois juízos.

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso ordinário?

O Juízo de Admissibilidade precede o conhecimento do mérito recursal, cabendo este ao colegiado. Aquele, em forma de triagem, compete ao Presidente do Tribunal local que, apenas, examinara a existência dos pressupostos de seguimento, sem dizer se o recorrente está ou não com a razão.

O que quer dizer admissibilidade do recurso?

O Juízo de admissibilidade ou de prelibação ocorre quando o juízo a quo verifica, após a interposição do recurso, se este deve ser ou não ser recebido e processado. Faz – se análise da presença ou ausência dos pressupostos objetivos e subjetivos, assim positiva, o recurso será conhecido.

O que significa admissibilidade do recurso trabalhista?

Os recursos são submetidos a dois juízos de admissibilidade, com a finalidade de verificar se os pressupostos foram devidamente respeitados. O 1º Juízo de admissibilidade é o juízo a quo, ou seja, aquele que proferiu a decisão recorrida; o 2º é o juízo ad quem, que é o órgão superior responsável por julgar o recurso.

O que quer dizer a palavra admissibilidade?

Característica daquilo que se pode admitir, aceitar como verdadeiro: o tribunal confirmou a admissibilidade do processo. Etimologia (origem da palavra admissibilidade).

O que é decisão de admissibilidade do recurso de revista?

Trata-se de um andamento processual, mais especificamente de um processo trabalhista. 'Conclusos' significa que o processo está com juiz. ... 'Decisão de admissibilidade', significa que o Juiz irá analisar se os requisitos necessários para a admissão (aceitação) do Recurso de Revista estão presentes.

Quanto tempo leva para conclusos os autos para decisão de admissibilidade do recurso de revista?

“Art. 542. Recebida a petição pela secretaria do tribunal, será intimado o recorrido, abrindo-se-lhe vista, para apresentar contra-razões. § 1º Findo esse prazo, serão os autos conclusos para admissão ou não do recurso, no prazo de 15 (quinze) dias, em decisão fundamentada.

Quanto tempo leva para decisão de admissibilidade do recurso de revista?

8 dias

Qual o prazo para decisão de admissibilidade do recurso de revista?

9756/98, a nova redação dada ao § 1º do art. 896 da CLT, não faz referência expressa ao prazo para interposição do Recurso de Revista. Assim, considera-se o comando geral dado pela Lei 5.