A presença de gordura nas fezes, também conhecida como esteatorreia, acontece principalmente quando existem alterações que interferem digestão e/ou absorção de gordura no intestino, o que favorece a eliminação de gordura nas fezes, que pode ter coloração mais amarelada ou esbranquiçada devido à presença de gorduras.
Coprologia ou escatologia é um ramo da biologia e da medicina estuda as fezes. Mais especificamente, trata-se do estudo das fezes humanas com objetivo de auxiliar no diagnóstico e prognóstico de doenças do sistema digestivo (renomeado "sistema digestório").
Fezes com pouca presença de fibras e grãos, mas pastosas e com bolhas, podem indicar acidose causada, por exemplo, por excesso de amido na dieta. Nos últimos anos, um grande número de pesquisadores e nutricionistas tem avaliado a quantidade (porcentagem da matéria seca) de amido presente nas fezes.
Também conhecido por: Pesquisa de levedura nas fezes, Leveduras – pesquisa nas fezes. O exame de leveduras nas fezes identifica a presença desse fungo no organismo. É realizado por meio da coleta das fezes, que deve ser feita pelo próprio paciente e encaminhada para o laboratório.
As células da cripta intestinal são as principais células intestinais secretoras de líquido, via secreção de Cl- dependente de cAMP com secreção concomitante de água. Na EGS, a porção críptica do complexo viloso está amplamente expandida, com consequente aumento da secreção de água.
O coloproctologista explica que há dois tipos de má absorção do intestino delgado. O primeiro deles pode ocorrer por insuficiência na produção das enzimas digestivas dos sucos digestivos, que são responsáveis pela digestão dos nutrientes, e são produzidas pelo fígado, pâncreas e estômago.
Os sintomas desencadeados pela má absorção intestinal variam conforme os nutrientes mal absorvidos. Seguem exemplos: Na má absorção de gorduras geralmente o paciente perde peso progressivamente e suas fezes ficam sempre volumosas e esbranquiçadas (esteatorréia) e cólicas abdominais são frequentes.
A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio que diminui ou pára o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado. A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente.
As causas são geralmente falta de fibras, água e consumo em excesso de gordura, fast foods e alimentos industrializados.
Uma vez que a obstrução impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino, as fezes, os gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando, o que aumenta a pressão dentro do intestino e provoca o risco de graves complicações como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido ...
Como fazer limpeza intestinal: 7 dicas naturais e caseiras
Consumo de água e líquidos Os líquidos, especialmente a água, são fundamentais para desintoxicar o organismo. Eles promovem o bom funcionamento do intestino e facilitam a eliminação de toxinas pela urina, suor, respiração e sistema linfático. Por isso, comece o dia bebendo um a dois copos de água alcalina ou com limão.
Para limpar e expelir as toxinas do corpo, o baço precisa de fluidos. Por isso, deve beber aproximadamente oito a dez copos de água diariamente. São ricos em vitaminas, minerais e enzimas que desintoxicam o corpo, melhoram as funções deste órgão, ajudam na digestão e fortalecem o sistema imunitário.